MIDIAS PARA EDUCADORES E FORMADORES

La vida que voa!!!

Uma Nova Esfera Cognitiva

Uma Nova Esfera Cognitiva

Mohammed Elhajji
O objetivo do presente artigo é tentar apreender a questão da globalização a partir de seus aspectos técnico-tecnológicos e culturais-civilizacionais. O processo é de natureza essencial¬mente tecno-organizacional, pois a particularidade da época contemporânea reside na rearti¬culação das relações sociais e de produção em torno das novas tecnologias de informação e de comunicação (NTICs). A especifi¬cidade dessas tecnologias consiste no deslocamento das instân¬cias de mediação política, econômica e social da dimensão espacial para a temporal, e a instituição do princípio da instantaneidade como base de regulação de nossa experiência signifi¬cativa. A globalização diz respeito a um modo de inscrição das relações de sentido num novo quadro conceptual, marcado por uma temporalidade tecnológica e informacional inédita, cujos desdobramentos estruturais não são apenas de ordem organiza¬cional, mas antes civilizacional, comparáveis às mutações decor¬rentes da Renascença ocidental.

Introdução

Mundialização ou Globalização?... A terminologia sofre de uma certa dose de incerteza como geralmente acontece nas novas áreas do saber. Enquanto em inglês, o conceito é reduzido a uma só palavra (“globalization” ou às vezes “globalisation”), as línguas de origem latina dispõem de dois termos-definições: “mundia¬lização” e “globalização”. Em português como em espa¬nhol, essa hesitação se traduz pela tendência a usar indiferen¬temente um ou outro. Já a literatura de língua francesa obnubi¬lada por suas veleidades de resistência à hegemonia anglo-saxã, geralmente opta pela “mondia¬lisation” em vez de “globalisation” - suspeita de anglicismo!... A ques¬tão, porém, não é apenas de ordem lexical ou etimológica, mas sim conceptual e teórica.
Mundialização, com efeito, não é globalização. É uma etapa que a precedeu e até a prenunciou de certo modo, sem todavia ter contido a totalidade de suas virtualidades ou esgotado o conjunto de suas possibilidades e seus desdobramentos. O fenômeno de mundialização era de natureza essencialmente espacial, relativo à concepção copernicana e finita do planeta, à descoberta de novas regiões do mundo e sua conquista pelos europeus. Enquanto o processo de globalização se inscreve na ordem info-temporal e tecno-organizacional, na medida que a particularidade da época contemporânea reside na rearticulação das relações sociais e de produção em torno das Novas Tecnologias de Informação e de Comunicação (NTICs). A especificidade dessas tecnologias, por sua vez, consiste no deslocamento das instâncias de mediação política, econômica e social da dimensão espacial para a temporal, e a instituição do princípio de instantaneidade e de imediatez como base de regulação de nossa experiência significativa. Trata-se, portanto, de um novo conceito de velocidade, não mais físico mas cognitivo, relativo não mais às distâncias físicas, mas sim ao volume de informação gerada ou acessada.

1. A Esfera Cognitiva

A globalização, pois, diz respeito a um modo de inscrição das relações de sentido num novo quadro conceptual, marcado por uma temporalidade tecnológica e informacional inédita, cujos desdobramentos estruturais não são apenas de ordem organiza¬cional, mas antes civilizacional, comparáveis às mutações decor¬rentes da Renascença ocidental. Se a época seiscentista colocou o sujeito moderno-ocidental no centro do espaço-mundo, excluindo e empurrando às margens da humanidade tudo que não cabe no seu quadro óptico e teórico (theoria = ação de olhar ou examinar), a globalização pôs este mesmo sujeito no centro do tempo-mundo, impondo uma nova perspectiva civilizacional de natureza tecno¬lógica, temporal e informacional única e universal a toda a socie¬dade humana. O trabalho de edificação desta nova “semiose” se dá, principalmente, através das novas tecnologias e redes computa¬cionais que prefiguram novas fronteiras, não mais físicas mas sim eletro-cognitivas ou cogni-computacionais, e uma nova esfericidade do mundo, não mais geométrica mas sim episte¬mológica e cognitiva. As coordenadas dessa esfera cognitiva, contudo, correspondem, rigorosamente, aos pontos de projeção dos planos éticos e estéticos do Ocidente. No processo de trans¬ferência de nossos mapas semân¬ticos da dimensão espacial para a temporal, pois, o Ocidente não se apre¬senta mais como região geográfica, mas sim como fato semió¬tico ou espectro cognitivo, cujos contornos não são mais espaciais, mas sim teóricos episte¬mológicos, técnicos e tecnológicos.
Ou seja, a globalização, enquanto processo hegemônico oci¬dental, achata tanto os espaços outros como os tempos alheios. Por¬tanto, o que não cabe dentro da esfera cognitiva ocidental simples¬¬mente não existe ou não vale a pena existir; tanto o não branco-europeu como o irracional, o arcaico, o primitivo, as “supers¬tições”, etc. Tudo que não é iluminado pelo ponto de vista ocidental, moderno e racional não passa de uma massa amorfa, sem estrutura clara nem caráter definido. Fora da “semiose” racional, moderna e ocidental (sendo os três conceitos ao mesmo tempo indissociáveis e intersubstituíveis), não há possibilidade de o mundo tomar uma forma coerente; fora do quadro conceptual decorrente desse momento/lugar civilizacional não há mundo inteligível. O que, em definitivo, significa que a razão não reside nas coisas, mas sim na autoridade do olhar que as mede e a instância discursiva que as enuncia.
Ao seu nível estrutural, a globalização é o resultado de um longo processo histórico de desdobramento de uma rede planetária de redes organizacionais que, hoje, ligam Estados, grupos regionais, organismos internacionais e outras entidades institucionais locais e mundiais. Essas redes de sentido, em seu estado acabado, não foram instaladas de uma vez só e a priori por alguma força exógena, mas são, à maneira das sinapses, endógena e rizomaticamente forma¬das e desenvolvidas pelos discursos, fluxos de idéias, pessoas e bens materiais que percorrem o espaço mundial e lhe dão sua dimensão civilizacional. Ainda que o impulso inicial de um sistema universal tenha sido o produto da “semiose” hegemônica ocidental com relação ao objeto-mundo.
De certo modo, pode-se dizer que ao mesmo tempo que as redes crescem em função da multiplicação dos fluxos, estes últimos por sua vez, são estimulados, formulados e regulados pelas partes já existentes do andaime tecno-semântico planetário. Talvez uma metáfora mais crua possa ser encontrada em certos processos patológicos, quando os focos do mal se multiplicam e cobrem partes cada vez maiores do organismo; curioso é constatar que “metásta¬se”, o termo médico que descreve tal situação, seja tam¬bém operacional, num sentido concomitante, na retórica. Pode-se falar em metástase tanto quando o organismo planetário vem sendo transformado e fagocitado pela multiplicação ilimitada de fluxos e redes, como quando há um conjunto de estratagemas retóricos (o discurso globalizante) visando a convencer a totalidade da huma¬nidade que os valores ocidentais são universais e de todos.
Mesmo se os fluxos aparentem uma certa liberdade em seus movimentos de costurar a colcha de retalhos universal, na verdade, nunca se trata de total arbitrariedade ou puro acaso, mas sim de uma dinâmica semântica hegemônica global, que faz do Ocidente não mais o centro físico do espaço-mundo, mas sim uma esfera cognitiva que, ao mesmo tempo, sustenta o arcabouço organiza¬cional chamado sistema-mundo e se sobrepõe a ele, o contém e nele se mantém. Essa esfera cognitiva de natureza altamente fractal, pela qual os fluxos fluem e para a qual convergem, escoa toda a ideologia universalista ocidental e a repercute em cada via e cada nó da rede e cada um dos pontos de apoio da estrutura global. Ou seja, o discurso ocidentalizante do mundo está menos no conteúdo veiculado do que nos próprios processos, tecnologias, técnicas, línguas e linguagens de transmissão de tal discurso e que constituem, propriamente, o que chamamos de “semiose” global.
Tomando a Internet como metáfora, diríamos que essa “semiose” é constituída tanto pelos discursos em circulação como pela própria estrutura técnica-tecnológica que, em si, reproduz uma determinada visão do mundo e uma certa atitude ética-estética diante do semelhante, do diferente e do próximo. A globalização seria menos a instalação material da rede mundial do que a genera¬lização e universalização de seu modelo tecno¬lógico e lingüís¬tico como paradigma das comunicações humanas. A globalização/ampliação da noosfera ocidental não está na rede/Internet, mas sim é a própria rede/Internet como modelo universal de comu¬nicação. Não apenas ela veicula um discurso, mas sim é em si discurso globalizante e ocidentalizante.

http://www.facom.ufjf.br/lumina/doc_provisorio/R4-Mohammed-HP.doc

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

0 comentários:

Postar um comentário

 

LISTA DE LIVROS PREFERIDOS

Livro Ilustrado de Lingua Brasileira de Sinais Autor: Márcia Honora / Mary Lopes E.Frizanco Editora: Ciranda Cultural A Casa da Árvore Encantada Autor: Pat Hegarty Editora: Ciranda Cultural O Grande livro do Amor Autor: Trace Moroney Editora: Ciranda Cultural Os mais Belos Contos de Grimm Autor(a): Gustavo Mazali / Poly Bernatene Editora: Ciranda Cultural Categoria: Infantil Olhe Mais Perto - Criaturas do Mar Autor(a): Sue Malyan Editora: Ciranda Cultural Categoria: Enciclopédias Minha Primeira Biblioteca Histórias Bíblicas Autor: A.D. Borrill Editora: Ciranda Cultural Categoria: Bíblicos Editora: Ciranda Cultural Quincas Borba Autor: Machado de Assis Categoria: Literatura O Mulato Autor: Aluísio Azevedo Categoria: Literatura Marília de Dirceu Autor: Tomaz Antônio Gonzaga ategoria: Literatura Lira dos Vinte Anos Autor: Álvares de Azevedo Categoria: Literatura

Linda Mensagem de Perdão

Powered By Blogger
Powered By Blogger

Lista de Filmes

O CAÇADOR DE PIPAS, KELVIM VERSUS KELVIM,NELL,LIBERDADE ELECANDO FILMES SOB A TERRA ( Filmes que trazem catástrofes que poderão ocorrer com a nossa terra) 10,5 – O DIA EM QUE A TERRA NÃO AGUENTOU, 2012 – O DIA DO JUÍZO FINAL, ARMAGEDON, DIAS DE DESTRUIÇÃO, FIM DOS DIAS, LONDRES, METEORO O DIA DO JUÍZO FINAL, O DIA DEPOIS DE AMANHÃ, O DIA DA DESTRUIÇÃO, PARIS 2010, TEMPESTADE, TERREMOTO, TSUNAMI.


PROVÉRBIOS

A terra atrai tanto que os velhos andam curvados.
(Provérbio armênio)
Melhor bem enforcado do que mal casado.
(Provérbio alemão)
Se alguém está tão cansado que não possa te dar um sorriso, deixa-lhe o teu.
(Provérbio chinês)
Só se pode juntar as mãos quando estas estão vazias.
(Provérbio Tibetano)
Começar já é metade de toda ação.
(Provérbio grego)
As lágrimas dos bons caem por terra, mas vão para o céu, para o seio da divindade. (Provérbio chinês)
Há três coisas que nunca voltam atrás: a flecha lançada, a palavra pronunciada e a oportunidade perdida.
(Provérbio chinês)

Oceano - Mares - Rios

Oceano - Mares - Rios

  ©Template designer by Ana by anA.