MIDIAS PARA EDUCADORES E FORMADORES

La vida que voa!!!

A NOVA ESFERA COGNITIVA II

2. O Fator V2

Ao nível organizacional, sabemos que a principal característica do quadro tecno-organizacional que sustenta o processo de globalização é a reestruturação e rearticulação das instâncias de produção de sentido da contemporaneidade em torno dos meios de produção, controle e distribuição da informação. O papel central da comunicação nessa nova ordem sócio-tecnológica criou, pois, uma base material tão inédita para o desenvolvimento das ativi¬dades humanas no sistema social e tão específica historica¬mente, que acabou impondo a sua própria lógica à maioria dos processos sociais e condicionando, de maneira fundamental e irreversível, toda a estrutura da sociedade. A importância revoluci¬onária da infor¬matização da sociedade é comparável à invenção da imprensa, da roda, da moeda, do tempo mecânico ou outras semioses respon¬sáveis pelo desencaixe do tempo-espaço, desterritorialização do sujeito e ampliação da sua força de abstração. As conseqüências das atuais inovações tecnológicas são, assim, radicais e irreversíveis tanto em termos de organização social como aos níveis psicológicos e existenciais de nossa condição significativa. As relações sociais e de produção, por exemplo, não consistem mais em uma ação sobre as pessoas e as coisas, mas sim em uma interação entre as pessoas e a informação (pessoas agindo sobre informação e infor¬ma¬ção agindo sobre pessoas). O que leva Alvin Toffler (1991, 1995) a considerar que tais mudanças não representam apenas um novo estágio da época moderna, mas constituem, verdadei¬ramente, uma nova civilização:
O que está acontecendo agora é um processo que podemos chamar de trisecção. O mundo está se partilhando em três partes ou, de maneira mais exata, três diferentes civilizações (...) Falamos em civilização porque não é apenas a tecnologia que está mudando. Toda a cultura está sendo revolucionada. Todas as instituições sociais herdadas da 2a. Onda - a da produção de massa, mídia de massa e sociedade de massa - estão em crise. Da saúde e educação à família e transporte, passando pelo meio ambiente, o nosso sistema epistemológico ou de valores como tempo, espaço etc... A razão pela qual falamos em 3a. Onda em vez de era de informação, era de compu¬ta¬ção ou era espacial é que as mudanças estão acontecendo em todos os aspectos da civilização (www.hotwired.com).
Enquanto sob o capitalismo organizado do século passado, os fluxos informacionais, financeiros, de materiais e de meios de produção e de trabalho eram extremamente arranjados no tempo e no espaço pelas grandes corporações e pelos Estados, o capitalismo flexibilizado atual, fruto do processo de globa¬lização, provoca a expansão e a multiplicação desses fluxos e aumenta a sua veloci¬dade de circulação. Na nova economia glo¬bal, o fato de não ser conectado às redes reguladoras desses flu¬xos de informação, equi¬vale a não existir no mercado. Ou seja, a produtividade e a competi¬ti¬vidade, dentro da nova divisão internacional do trabalho, dependem tanto do posicionamento dos atores com relação aos principais fluxos de informação e às redes que os regulam, como da sua capacidade de produzir e regu¬lar os seus próprios fluxos de informação. O que significa, em termos sociológicos, que a capacidade dos países de industrialização recente de adaptarem-se, produzirem e difundirem as novas tecnologias informáticas passou a ser um fator determinante de seu desenvolvimento. A informatização da sociedade (no sentido amplo) é, de certa ma¬neira, o equivalente histórico da eletrificação para o desenvol¬vimento. Com a diferença fundamental de que não se pode contentar-se de importá-la pronta para uso imediato. É uma tecno¬logia social que exige a difusão em grande escala do saber e a organização de importantes redes informacionais para poder aproveitá-la. Trata-se de um conjunto de técnicas e práticas cujo princípio não é meramente mecânico-científico, mas também social-organizacional. Do mesmo modo que o crescimento da produ¬tividade nas economias industrializadas não resulta apenas do aumento quantitativo do capital ou da mão-de-obra no processo de produção, mas sim da “expressão empírica” da ciência e da tecnologia.
A verdadeira singularidade dessa semiose, todavia, reside essencialmente no seu modo particular de reformular os conceitos de tempo e de espaço e de conjugá-los ao aparato tecnico-tecno¬lógico que constitui, por sua vez, a base da configuração social, econômica e política da época contemporânea. Enquanto a mundialização, realidade econômica e militar pelo menos desde o século XVI, era um processo diacrônico de gestão espacial que implicava necessariamente a conquista territorial, a ocupação material e o controle físico do mundo; a especificidade intrínseca da globalização se inscreve, antes, na dimensão temporal e toma forma no princípio de instantaneidade e de imediatez das relações sociais, políticas e econômicas. Na sucessão das etapas de ampliação da noosfera ocidental e sua imposição ao resto do mundo, pois, a globalização se diferencia da mundialização por seu caráter primordialmente “infotemporal”. O conceito de globalização, portanto, não deve ser entendido em relação ao globo terrestre, mas sim no sentido da globalidade de uma ação, ou seja, a sua reali¬¬zação simultânea em múltiplos pontos do espaço. O que, obviamente, pressupõe uma total sincronicidade entre as várias cenas do processo e a sua moldagem num mesmo tempo único e universal.
Há, hoje, um relógio mundial, fruto do progresso técnico, mas o tempo-mundo é abstrato, exceto como relação. Temos, sem dúvida, um tempo universal, tempo despótico, instrumento de medida hegemônica, que comanda o tempo dos outros. Esse tempo despótico é responsável por temporalidades hierárquicas, conflitantes, mas convergentes (Santos, 1994: 30).
O relógio mundial hegemônico do qual fala Milton Santos é nada mais que o tempo mecânico tecnológico abstrato e vazio, expressão de um longo processo histórico e civilizacional de “desen¬caixe social” e desvinculação da dimensão temporal da espacial, iniciado com a racionalidade moderna ocidental e exa¬cerbado pelo desenvolvimento vertiginoso das tecnologias de comunicação (no sentido amplo). Seu marco estrutural, vivido como estado natural de nossa condição moderna, é o progressivo escamoteamento da dimensão espacial pela temporal e a definitiva reversão de nossos rastros existenciais dos subjetivismos locais para uma abstração relacional a-espacial.
David Harvey afirma, neste sentido, que “a objetivação e universalização dos conceitos de espaço e de tempo permitem ao tempo de aniquilar o espaço” (1993: 261). Por outro lado, ele propõe uma equação matemática que possibilita o cálculo do grau de compressão do planeta em função da velocidade tecnicamente possível para cobri-lo. O que significa que as distâncias entre diferentes pontos do espaço físico são inversamente proporcionais ao tempo necessário para atravessá-las, tornando, assim, virtual¬mente possível a utopia do mundo como “um lugar só”, na medida que o próprio das novas tecnologias de comunicação é, justamente, a instantaneidade. Um “um lugar só”, todavia, que corresponde, necessariamente à visão ocidental deste lugar, e cujo sentido para o resto do mundo não é nada mais senão uma total e abrupta desterritorialização de seu ser social pela semiose hegemônica das tecnologias ocidentais de sentido. Destacando esta violência semântica fruto da conjugação entre o instinto hegemônico do Ocidente e seu discurso tecnológico, David Bolter, no seu livro “Turing’man”, apreende o esforço de imposição do tempo-mundo como um tipo de “última fronteira” do Ocidente, a sua vitória ideológica final:
Assim como o espaço, o tempo é uma mercadoria provida pelo computador, um material para ser moldado tanto quanto possível aos fins humanos (...) Um relógio convencional produz somente uma série de idênticos segundos, minutos e horas; um computador transforma segundos, microssegundos ou não-segundos em informação. A enorme velocidade desta transfor¬mação põe a operação do computador em um universo de tempo que está fora da experiência humana. (...) O tempo eletrô¬nico é o ponto mais avançado deste desenvolvimento (do homem ocidental), a mais abstrata e matemática noção de tempo jamais incorporada à máquina; leva a escala de tempo muito além do limite inferior da percepção humana. Representa o triunfo final da perspectiva européia ocidental, quando o próprio tempo se torna uma mercadoria, um recurso para ser trabalhado tanto quanto um engenheiro de estruturas trabalha o aço ou alumínio (apud. Ianni, 1995: 175).
A radical transformação existencial dessa emergente “expe¬riência significativa da condição humana”, reside na substi¬tuição do conjunto de vivências locais que constituem a perspectiva do espaço real pela esfera cognitiva ocidental incorporada no imediato tempo-mundo real. O princípio motor da nova ordem tecnossocial em expansão, pois, é a velocidade; fundamento inaugural que se traduz pela imposição de um tempo-mundo único e universal e pela imediatez dos modos de regulação das relações sociais e de produção. As mudanças existenciais implicadas pela vivência dessa velocidade exponencial (tanto dos meios de comunicação e das trocas como das inovações tecnológicas) superam de longe, todas as transformações organizacionais experimentadas pela humanidade até hoje. Essa velocidade não é apenas um fator de mudança social ou política, mas sim uma mudança radical em si, e a sua importância estrutural é constitutiva do sistema social, econômico e político global em curso de auto-instauração, e não uma qualidade externa que vem a ele se agregar a posteriori.
Por outro lado, se a velocidade está na base do processo de globalização, este último tem ao mesmo tempo e sinergicamente, um efeito multiplicador sobre essa mesma velocidade. A conexão das diversas fontes de saber pelo mundo, a confrontação das expe¬riên¬cias, a acessibilidade à informação em tempo real e o decalque/recalque reflexivo das vivências efetivas, possíveis e virtuais, compõem uma imensa rede tecnoneuronial global responsável por uma verdadeira fissão intelectual e imaginária - fonte de velocidade ainda maior! Nela, o mundo não se apresenta mais de maneira plana e linear, mas sim caoticamente, à maneira de um hipertexto, sem início, fim, margens ou sentido de leitura único e predeterminado. Trata-se de um fenômeno inédito, de alcance virtualmente ilimitado, onde a velocidade produz uma maior velocidade, e as mudanças geram novas transformações até então insuspeitas. O curso da História toma uma curva de velocidade fatorial, onde a aceleração da vivência vira ela mesma um fator de uma maior aceleração do curso da História. Que, por sua vez, dá um novo impulso à sucessão das relações e dos fatos sociais... propulsando as idéias, os objetos e as pessoas numa espiral sem fim de distanciamento de si e de afastamento do real.
Essa velocidade, enquanto fator estruturante do atual processo de globalização, todavia, não deve ser entendida no sentido de uma equação matemática “tempo/espaço”, mas sim cognitiva “tempo/informação”. Não se trata da definição física clássica da noção de velocidade, relativa ao “tempo necessário para percorrer uma distância dada”, mas sim de uma acepção epistemológica nova: o tempo necessário para acessar ou gerar um determinado volume de informação. Sendo a distância percorrida (o espaço) não mais determinante nas relações de sentido, na medida em que as novas tecnologias de comunicação pressupõem, justamente, a instanta¬neidade das trocas e a subordinação dos localismos geográficos a um mesmo tempo-mundo único e universal1. O grau de velocidade de movimento não é mais mensurável em quilômetros ou em milhas, mas sim em débito de bytes e em fluxo de dados informa¬cionais. E a sua aceleração é relativa à densidade da “infos¬fera” (o conjunto dos sistemas de comunicação, tecnológicos ou huma¬nos, que englobam as estruturas econômicas, políticas, so¬ciais e culturais planetários), na qual é projetada nossa cons¬ciência histórica global em gestação. A importância revolu¬cionária dessa nova configu¬ração psicossocial é compa¬rável ao impacto que teve a invenção da imprensa ou da roda sobre nosso psiquismo, em termos de distanciamento do espaço e de ampliação de nossa capacidade de abstração.
A essa nova forma de aceleração do curso da História e de ampliação da esfera cognitiva ocidental, chamamos de “fator V2” (Velocidade/virtualidade): ponto crítico de velocidade a partir do qual se desencadeia um movimento de virtualização do mundo e das relações sociais; como quando o simulacro precede o real, o nega ou a ele se refere apenas por ricochete. A mesma idéia é desta¬cada por Milan Kundera, ainda que em termos poéticos, quando ele observa que “o grau de lentidão é proporcional à intensidade da memória, enquanto o grau de velocidade é diretamente propor¬cional ao esquecimento”. Sendo entendido o esquecimento como desespacialização ou desenraizamento da memória, afastamento do real e perda dos referenciais necessários à sua ordenação.
O espaço é uma realidade que dura: nossas impressões se sucedem, uma à outra, nada permanece em nosso espírito, e não seria possível compreender que pudéssemos recuperar o passado, se ele não se conservasse, com efeito, no meio material que nos cerca. É sobre o espaço, sobre o nosso espaço - aquele que ocupamos, por onde passamos, ao qual sempre temos acesso, e que em todo o caso, nossa imaginação ou nosso pensamento é a cada momento capaz de reconstruir - que devemos voltar nossa atenção; é sobre ele que nosso pensamen¬to deve se fixar, para que reapareça esta ou aquela categoria de lembranças - explica Maurice Halbwachs (1990: 143).
De certo modo, pode-se falar em “aderência da memória ao espaço” num trabalho de construção da marca subjetiva do indi¬víduo ou do grupo; já que, na verdade, nossos processos mnemô¬nicos são acionados e desencadeados por signos espaciais exter¬nos. Assim, gestos banais como manusear o livro equivalem a recons¬tituir e enriquecer a experiência ritualística existencial do grupo de origem ou das gerações passadas, do mesmo modo que o livro em cima da estante, mesmo depois de lido, continua a dialogar “proustia¬namente” conosco. Enquanto na biblioteca virtual, onde a relação espacial é substituída pela infotemporal, em vez de reconstituir a experiência ritualística existencial de enrai¬zamento num deter¬minado universo psicológico e ima¬ginário, o sujeito se deixa simplesmente envolver na esfera estética cognitiva fruto da racionalidade tecnológica ocidental sem relação obrigatória com seu devir comunitário direto. O mesmo pode ser dito de todas as formas organizacionais virtuais (empresa, universidade, bate-papo, etc.); o que, em termos giddenianos, significa um enfraquecimento da profundidade psicológica do sujeito, uma ameaça à sua segurança ontológica e equivale a um seqüestro da sua experiência pessoal e comu¬nitária. De fato, como observa Maurice Halbwachs,
nosso entorno material leva ao mesmo tempo nossa marca e a dos outros. Nossa casa, nossos móveis e a maneira segundo a qual estão dispostos, o arranjo dos cômodos onde vivemos, lem¬bram-nos nossa família e os amigos que víamos geralmente nesse quadro (...) Não é tão fácil modificar as relações que são estabele¬cidas entre as pedras e os homens. Quando um grupo humano vive muito tempo em lugar adaptado a seus hábitos, não somente os seus movimentos, mas também seus pensamentos se regulam pela sucessão das imagens que lhe representam os objetos exteriores (ibid.: 131).
Globalização, pois, é, antes de nada, um movimento de virtuali¬zação do mundo devido à imposição de um tempo universal e despótico que impede a multiplicação e a diversificação das expe¬riências históricas em tempos locais e variados, causando uma desorientação fundamental da realidade sensível e das relações de sentido, e uma perda de parâmetros existenciais para o sujeito definitivamente privado de seu “aqui e agora”.

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

0 comentários:

Postar um comentário

 

LISTA DE LIVROS PREFERIDOS

Livro Ilustrado de Lingua Brasileira de Sinais Autor: Márcia Honora / Mary Lopes E.Frizanco Editora: Ciranda Cultural A Casa da Árvore Encantada Autor: Pat Hegarty Editora: Ciranda Cultural O Grande livro do Amor Autor: Trace Moroney Editora: Ciranda Cultural Os mais Belos Contos de Grimm Autor(a): Gustavo Mazali / Poly Bernatene Editora: Ciranda Cultural Categoria: Infantil Olhe Mais Perto - Criaturas do Mar Autor(a): Sue Malyan Editora: Ciranda Cultural Categoria: Enciclopédias Minha Primeira Biblioteca Histórias Bíblicas Autor: A.D. Borrill Editora: Ciranda Cultural Categoria: Bíblicos Editora: Ciranda Cultural Quincas Borba Autor: Machado de Assis Categoria: Literatura O Mulato Autor: Aluísio Azevedo Categoria: Literatura Marília de Dirceu Autor: Tomaz Antônio Gonzaga ategoria: Literatura Lira dos Vinte Anos Autor: Álvares de Azevedo Categoria: Literatura

Linda Mensagem de Perdão

Powered By Blogger
Powered By Blogger

Lista de Filmes

O CAÇADOR DE PIPAS, KELVIM VERSUS KELVIM,NELL,LIBERDADE ELECANDO FILMES SOB A TERRA ( Filmes que trazem catástrofes que poderão ocorrer com a nossa terra) 10,5 – O DIA EM QUE A TERRA NÃO AGUENTOU, 2012 – O DIA DO JUÍZO FINAL, ARMAGEDON, DIAS DE DESTRUIÇÃO, FIM DOS DIAS, LONDRES, METEORO O DIA DO JUÍZO FINAL, O DIA DEPOIS DE AMANHÃ, O DIA DA DESTRUIÇÃO, PARIS 2010, TEMPESTADE, TERREMOTO, TSUNAMI.


PROVÉRBIOS

A terra atrai tanto que os velhos andam curvados.
(Provérbio armênio)
Melhor bem enforcado do que mal casado.
(Provérbio alemão)
Se alguém está tão cansado que não possa te dar um sorriso, deixa-lhe o teu.
(Provérbio chinês)
Só se pode juntar as mãos quando estas estão vazias.
(Provérbio Tibetano)
Começar já é metade de toda ação.
(Provérbio grego)
As lágrimas dos bons caem por terra, mas vão para o céu, para o seio da divindade. (Provérbio chinês)
Há três coisas que nunca voltam atrás: a flecha lançada, a palavra pronunciada e a oportunidade perdida.
(Provérbio chinês)

Oceano - Mares - Rios

Oceano - Mares - Rios

  ©Template designer by Ana by anA.