Globalização: comunicação global
“A explosão a que se assistiu na comunicação a nível global foi possível graças a importantes avanços na tecnologia e nas infra-estruturas das telecomunicações mundiais. A s eguir ao pós-guerra deu-se uma profunda transformação no âmbito e intensidade do fluxo de telecomunicações. O sistema tradicional de comunicação telefónica, baseado em sinais analógicos enviados por fios e por cabos, foi substituído por sistemas integrados onde grandes quantidades de informação são comprimidas e transferidas digitalmente. A tecnologia por cabo tornou-se mais eficiente e menos dispendiosa; o desenvolvimento de cabos de fibra óptica aumentou gigantescamente o número de canais que podem ser suportados. Enquanto os primeiros cabos transatlânticos instalados na década de 50 do século XX eram capazes de transportar menos de cem canais de voz, em 1997 a capacidade de um único cabo transoceânico elevava-se já a cerca de 600 000. [A capacidade dos actuais é superior a um milhão.] A banalização do recurso a satélites de comunicação, fenómeno que teve início na década de 60, foi também importante para a expansão das comunicações internacionais. Hoje em dia, está em funcionamento uma rede de mais de 200 satélites, facilitando a transferência de informação pelo mundo inteiro.
O impacto destes sistemas de comunicação tem sido extraordinário. Hoje em dia, os lares e os escritórios dos países mais desenvolvidos do ponto de vista das telecomunicações têm múltiplas ligações ao exterior, incluindo telefones (fixos e móveis), máquinas de fax, televisão digital e por cabo, correio electrónico e Internet. Esta última afirmou-se como a ferramenta de comunicação de maior crescimento de sempre – em 1998, havia cerca de 140 milhões de utilizadores de Internet no mundo inteiro. Em 2001, são mais de 700 milhões. [Em 2009 já são mais de mil milhões de utilizadores.]
Estas formas de tecnologia facilitam a ‘compressão’ do tempo e do espaço: dois indivíduos situados em dois lados opostos do planeta – em Tóquio e Londres, por exemplo – não só podem ter uma conversa em ‘tempo real’, como podem também enviar documentos e imagens um ao outro com a ajuda da tecnologia de satélite. O uso corrente da Internet e dos telemóveis aprofunda e acelera os processos de globalização. Um número crescente de pessoas ficam ligadas entre si graças ao recurso a estas tecnologias, e fazem-no em lugares antigamente isolados ou deficientemente abrangidos pelo sistema tradicional de comunicações.
Embora as infra-estruturas de telecomunicações não se tenham desenvolvido de igual forma em todo o mundo, um número cada maior de países pode ter acesso às redes internacionais de comunicação, de um modo que anteriormente não era possível.”
http://cadernosociologia.blogspot.com/2009/04/globalizacao-comunicacao-global.html
http://www.bocc.ubi.pt/pag/silva-lidia-oliveira-globalizacao-Internet.pdf
0 comentários:
Postar um comentário