Noção de Aculturação
Celina Fernandes Bruniera
Disciplina: Sociologia
Objetivos
1) Aprender a noção de aculturação.
2) Refletir sobre o caráter dos contatos entre pessoas de diferentes culturas.
3) Diferenciar os processos de assimilação dos processos de aculturação.
Estratégias
1) Perguntar aos alunos o que pensam sobre o que acontece quando se dá o
que freqüentemente se chama de "contato entre culturas";
2) Perguntar se acreditam que há mudança cultural a partir desses contatos e, se responderem afirmativamente, como isso se dá;
3) Solicitar que pensem nas chamadas culturas "primitivas" e abordar o
tema clássico da etnologia, qual seja, de busca pelo caráter
absolutamente original de cada cultura e pela manutenção desse caráter;
4) Indagar se acham que, em alguma medida, é possível haver uma
interpenetração de culturas, ou seja, se acreditam ser possível que duas
culturas se entrecruzem, que os sujeitos possam transformar seus modos
de vida e de pensamento quando interagem;
5) Perguntar se conhecem a palavra aculturação e se sabem o que ela
significa. Pedir que elaborem hipóteses sobre esse conceito;
6) Dizer aos alunos que a palavra aculturação tem um prefixo e um sufixo em sua formação. O prefixo "a" (vem do latim ad)
e indica um movimento de aproximação. Já o sufixo - ção forma
substantivos significando ação, resultado de ação, qualidade ou estado.
Estimulá-los a pensar sobre a construção do conceito de aculturação;
7) Dar o conceito que figura no Memorando para o Estado da Aculturação
de 1936, elaborado por Robert Redfield, Ralph Linton e Melville
Herskovits:
"A aculturação é o conjunto de fenômenos que resultam de um contato
contínuo e direto entre grupos de indivíduos de culturas diferentes e
que provocam mudanças nos modelos (patterns) culturais iniciais de um ou dos dois grupos."
8) Perguntar se aculturação seria diferente de assimilação e em que medida;
9) Concluir que assimilação implica o desaparecimento total da cultura
de origem de um grupo e na interiorização completa da cultura do grupo
dominante;
10) Discutir que a rigor, a assimilação não existe, na medida em que o
contato social é marcado por um processo em que antigas significações
são atribuídas a elementos novos ou em que novos valores mudam a
significação cultural de formas antigas. Esse processo é conhecido por
"reinterpretação";
11) A noção de aculturação assim construída marcou os trabalhos de
Roger Bastide sobre os africanos e busca demonstrar a continuidade
semântica das culturas, inclusive na mudança.
* é mestre em sociologia da educação pela Universidade de São Paulo e assessora educacional.
0 comentários:
Postar um comentário