MIDIAS PARA EDUCADORES E FORMADORES

La vida que voa!!!

Tratamento Didático

De Um Blog

Maria Glória da Silva*

As postagens de um blog dependem de seu dono, por que é uma ferramenta de mão dupla. Alguns individuos o usam como agenda eletrônica, outro como pontapé inicial para um projeto de classe. É a criatividade que faz dele um espaço de expressão do profissional, sem distinção da área de atuação do blogueiro, e também de sua ideologia por traz de cada palavra, pois é um instrumento de comunicação.


A ação dialética é um alargamento da aprendizagem para o sujeito que se modifica quando possibilita ao mesmo instruir-se atraves de instâncias interdependentes. É isso que o Blog possibilita ao seu criador, seu navegante: ser um ser pensante.

Ele pode viajar para além de um conhecimento minimo de determinado assunto, abrindo leques de informações com seus hipertextos, suas imagens e o florescer de conhecimentos cada vez mais complexos e outros que podem contribuir de forma significativa para o crescimento da pessoa como participante e aprendiz. Mas jamais permite olhar de fora sem se comprometar com a sua verdade, seja ela no ambito pessoal ou profissional.

As postagens de um blog podem partir de uma idéia de enigma central a ser elaborada, como inveja ou amor, mas é o contexto que vai se adequando a cada palavra, a cada texto que fazem parte de seu corpo.

Como nesse pequeno texto:
Não sei onde guardar você!!!
Talvez em um Banco,
Porque é jóia rara.
Em uma Ilha???
Porque és um grande tesouro
Ah! Já sei!!!.
No meu coração.
Mas ele é tão pequeno
Para guardar tamanha riqueza.
E você é tão importante para mim...
Mas!!! não posso ser egoísta, vou deixar
que você esteja sempre aqui na minha página (no meu blog)
para que todos possam ver o quanto você é importante!!!

É isso que possibilita aos navegantes perceber que o Blog é um aliado a favor da educação, à medida que consegue articular na perspectiva que contemplam a sigunlaridade das diferentes propostas para o seu uso, e ainda conseguem sustentar o sentido do idealismo generosos do ser humano pela vida. E também estimulam o respeito para além de si mesmo, mostrando a fonte de onde tirou esse ou aquele texto, quem é o seu dono, ou se é de dominio publico. Assim, é importante acompanhar, no caso ser seguidor de algum Blog que você sabe que é D+.


Segundo Jossiane Boyen Bitencourt “O blog é uma ferramenta colaborativa onde pessoas trocam informações e conhecimentos cooperativamente”. Vale lembrar que pelo tratamento didático se dá a interdisciplinaridade e a transversalidade. Use e abuse de Blogs que estão ao seu alcance, mas não esqueça de divulgar de onde “copiou ou colou” tal assunto. Seja parceiro, mas seja coerente com sua ação e assim o aluno pode aprender com atitude positiva a seu respeito e quanto às tematicas estudadas.


* Cursista de Pós Graduação Midias na Educação

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

0 comentários:

Postar um comentário

 

LISTA DE LIVROS PREFERIDOS

Livro Ilustrado de Lingua Brasileira de Sinais Autor: Márcia Honora / Mary Lopes E.Frizanco Editora: Ciranda Cultural A Casa da Árvore Encantada Autor: Pat Hegarty Editora: Ciranda Cultural O Grande livro do Amor Autor: Trace Moroney Editora: Ciranda Cultural Os mais Belos Contos de Grimm Autor(a): Gustavo Mazali / Poly Bernatene Editora: Ciranda Cultural Categoria: Infantil Olhe Mais Perto - Criaturas do Mar Autor(a): Sue Malyan Editora: Ciranda Cultural Categoria: Enciclopédias Minha Primeira Biblioteca Histórias Bíblicas Autor: A.D. Borrill Editora: Ciranda Cultural Categoria: Bíblicos Editora: Ciranda Cultural Quincas Borba Autor: Machado de Assis Categoria: Literatura O Mulato Autor: Aluísio Azevedo Categoria: Literatura Marília de Dirceu Autor: Tomaz Antônio Gonzaga ategoria: Literatura Lira dos Vinte Anos Autor: Álvares de Azevedo Categoria: Literatura

Linda Mensagem de Perdão

Powered By Blogger
Powered By Blogger

Lista de Filmes

O CAÇADOR DE PIPAS, KELVIM VERSUS KELVIM,NELL,LIBERDADE ELECANDO FILMES SOB A TERRA ( Filmes que trazem catástrofes que poderão ocorrer com a nossa terra) 10,5 – O DIA EM QUE A TERRA NÃO AGUENTOU, 2012 – O DIA DO JUÍZO FINAL, ARMAGEDON, DIAS DE DESTRUIÇÃO, FIM DOS DIAS, LONDRES, METEORO O DIA DO JUÍZO FINAL, O DIA DEPOIS DE AMANHÃ, O DIA DA DESTRUIÇÃO, PARIS 2010, TEMPESTADE, TERREMOTO, TSUNAMI.


PROVÉRBIOS

A terra atrai tanto que os velhos andam curvados.
(Provérbio armênio)
Melhor bem enforcado do que mal casado.
(Provérbio alemão)
Se alguém está tão cansado que não possa te dar um sorriso, deixa-lhe o teu.
(Provérbio chinês)
Só se pode juntar as mãos quando estas estão vazias.
(Provérbio Tibetano)
Começar já é metade de toda ação.
(Provérbio grego)
As lágrimas dos bons caem por terra, mas vão para o céu, para o seio da divindade. (Provérbio chinês)
Há três coisas que nunca voltam atrás: a flecha lançada, a palavra pronunciada e a oportunidade perdida.
(Provérbio chinês)

Oceano - Mares - Rios

Oceano - Mares - Rios

  ©Template designer by Ana by anA.