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TEORIA DO CONHECIMENTO



• Ceticismo


Consiste numa atitude dubitativa ou uma provisoriedade constante, mesmo a respeito de opiniões emitidas no âmbito das relações empíricas. Essa atitude nunca é abandonada pelo ceticismo, mesmo quando são enunciados juízos sobre algo de maneira provisória, sujeitos a refutação à luz de sucessivos testes.
Ou seja, o ceticismo se distingue das outras correntes por causa de sua posição de reserva e de desconfiança em relação às coisas.
Há no ceticismo – assim como no dogmatismo – uma distinção entre absoluto e parcial, ressaltando que este último não será discutido nesse trabalho.
O ceticismo absoluto é oriundo da Grécia e também denominado pirronismo. Prega a necessidade da suspensão do juízo, dada a impossibilidade de qualquer conhecimento certo. Ele envolve tanto as verdades metafísicas (da realidade em si mesma), quanto as relativas ao fundo dos fenômenos. Segundo essa corrente, o homem não pode pretender nenhum conhecimento por não haver adequação possível entre o sujeito cognoscente e o objeto conhecido. Ou seja, para os céticos absolutos, não há outra solução para o homem senão a atitude de não formular problemas, dada a equivalência fatal de todas as respostas.
Um dos representantes do ceticismo de maior destaque na filosofia moderna é Augusto Comte.


CONCLUSÃO
Esse trabalho buscou de forma concisa reunir informações gerais acerca da Teoria do Conhecimento, baseando-se na visão de Miguel Reale, reunindo conceitos e origem de algumas correntes, seus objetivos e representantes.




REFERENCIA BIBLIOGRAFICA
Reale,Miguel, Introdução à filosofia. 4. ed. São Paulo: Saraiva, 2002. p. 65-76;85-89; 119-123.
ECA, Estatuto da Criança e do Adolescente Lei nº 8069 de 13 de julho de 1990: Brasília: Senado Federal, Secretaria Especial de Editoração e Publicações, 2006.
BRASIL. Lei de diretrizes e bases da educação. (lei 9394/96). Apresentação de Carlos R. J. Cury. 4. Ed. Rio de Janeiro: DP&A. 2001.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.
LEMOS André. Ciber-Cultura – (ir) realidade: Comunicação e cibermídia. Porto Alegre: Sulina, 2006.
NERI, Marcelo Côrtes. Mapa da exclusão digital. Rio de Janeiro: FGV/IBRE, CPS, 2003.
NOFFS, Neide. Psicopedagogia na rede de ensino. São Paulo: Elevação, 2001.
RONDELLI, Elizabeth. Quatro passos para a inclusão digital. http://www.comunicacao.pro.br/setepontos/5/4passos.htm (acesso em 26/03/04).
SILVEIRA, Sérgio Amadeu da “INCLUSÃO digital. Software livre e globalização contra- hegemônica”. Em Cassino, João & Silveira, Sérgio Amadeu da (orgs.). Software livre e inclusão Digital. São Paulo: Conrad, 2003.
SORJ, Bernardo. Democracia Inesperada - Cidadania, direitos humanos e desigualdade social. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004.

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

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