MIDIAS PARA EDUCADORES E FORMADORES

La vida que voa!!!

APRENDA A PERDOAR

Como saber o que dá pra desculpar e o que, ao contrário, é imperdoável


Em uma rápida consulta ao dicionário, perdoar significa desculpar, relevar e absolver, além de se conformar e aceitar. O psicólogo Paulo Próspero acrescenta mais um verbo à lista do perdão: esquecer - para não esfregar o erro na cara do outro na primeira oportunidade. Diante de tantos verbos, já deu pra perceber que perdoar envolve um monte de sentimentos, ou seja: é difícil pra caramba (!).

Traição tem perdão?

É chegada a hora de um assunto polêmico: traição. Nesse caso, as opiniões são inflamadas. A usuária Sulayne se diz taxativa quanto à possibilidade de perdoar uma pulada de cerca. "Não!", grita ela. "Embora possa parecer uma atitude imatura, eu sei que não sou uma pessoa capaz de ‘esquecer' facilmente as mágoas", admite, defendendo que não adianta dizer que perdoou, se na primeira oportunidade a pessoa despejar todo o ressentimento. "Pra mim, o perdão é dom divino e eu, uma pobre mortal imperfeita, realmente não sou capaz de desculpar uma traição!".

Já a usuária do Bolsa Rosana diz que perdoa. "Já conversei muito sobre esse assunto e uma vez um amigo meu disse: ‘Somos jovens, estamos sujeitos a conhecer pessoas e podemos, sim, conhecer alguém e sentir atração'. Depois disso, cheguei à conclusão que perdoaria, pois trair é algo que todas nós estamos sujeitas a fazer", diz Rosana. Para ela, jamais podemos dizer "nunca faria", não sabemos o que a vida nos reserva.

A usuária Bikis tem uma posição curiosa. Para ela, quem ama não trai. E quem ama perdoa - inclusive uma traição. "Que é chato é... Mas, por amor, a gente suporta tanta coisa", diz ela, que sentiu as dores de uma traição e conseguiu perdoar. "Nada mais bonito do que perdoar. Mas tem que ser de coração", diz Bikis. A usuária Vanebynight concorda: "Perdoe verdadeiramente, sem cobranças posteriores, sem ficar jogando na cara quando ocorrer algum outro desentendimento".

Sem reincidências

Segundo o psicólogo Paulo Próspero, nada é imperdoável: "Ao perdoar, o ser humano se liberta de uma situação que estava sendo prejudicial a ele. O perdão é a única solução para que o homem não se torne um escravo de determinada situação". É importante, porém, que o erro em questão não seja reincidente. "Quem perdoa deve ficar atento para que a situação não se repita", afirma o psicólogo, acrescentando que, ao desculpar o outro, a pessoa deve refazer a sua posição na relação.

Para Próspero, perdoar é mais fácil do que pedir perdão. "Reconhecer o próprio erro é uma forma de despojamento muito grande em que a pessoa tem que se livrar do orgulho e da vaidade. Tem que ter humildade", explica o psicólogo, lembrando que estamos falando do perdão verdadeiro. "Da boca para fora, é muito fácil tanto perdoar quando pedir perdão. Mas, nesse caso, é comum o erro ser repetido várias vezes", afirma.

Quem tem dificuldade em perdoar acaba guardando ódio e ressentimentos, o que não é legal. Para Paulo, o ódio é corrosivo e não acrescenta nada a ninguém - pelo contrário: "Muitas doenças, principalmente as autoimunes, estão ligadas ao ódio. Ao perdoar, o ser humano se liberta deste sentimento e melhora seu sistema imunológico". O psicólogo garante: quem perdoa se torna mais feliz, mais leve, e conseqüentemente, mais amado. E finaliza: "Perdoar é uma arte".

In: http://msn.bolsademulher.com/amor/materia/aprenda_a_perdoar/85631/1

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

0 comentários:

Postar um comentário

 

LISTA DE LIVROS PREFERIDOS

Livro Ilustrado de Lingua Brasileira de Sinais Autor: Márcia Honora / Mary Lopes E.Frizanco Editora: Ciranda Cultural A Casa da Árvore Encantada Autor: Pat Hegarty Editora: Ciranda Cultural O Grande livro do Amor Autor: Trace Moroney Editora: Ciranda Cultural Os mais Belos Contos de Grimm Autor(a): Gustavo Mazali / Poly Bernatene Editora: Ciranda Cultural Categoria: Infantil Olhe Mais Perto - Criaturas do Mar Autor(a): Sue Malyan Editora: Ciranda Cultural Categoria: Enciclopédias Minha Primeira Biblioteca Histórias Bíblicas Autor: A.D. Borrill Editora: Ciranda Cultural Categoria: Bíblicos Editora: Ciranda Cultural Quincas Borba Autor: Machado de Assis Categoria: Literatura O Mulato Autor: Aluísio Azevedo Categoria: Literatura Marília de Dirceu Autor: Tomaz Antônio Gonzaga ategoria: Literatura Lira dos Vinte Anos Autor: Álvares de Azevedo Categoria: Literatura

Linda Mensagem de Perdão

Powered By Blogger
Powered By Blogger

Lista de Filmes

O CAÇADOR DE PIPAS, KELVIM VERSUS KELVIM,NELL,LIBERDADE ELECANDO FILMES SOB A TERRA ( Filmes que trazem catástrofes que poderão ocorrer com a nossa terra) 10,5 – O DIA EM QUE A TERRA NÃO AGUENTOU, 2012 – O DIA DO JUÍZO FINAL, ARMAGEDON, DIAS DE DESTRUIÇÃO, FIM DOS DIAS, LONDRES, METEORO O DIA DO JUÍZO FINAL, O DIA DEPOIS DE AMANHÃ, O DIA DA DESTRUIÇÃO, PARIS 2010, TEMPESTADE, TERREMOTO, TSUNAMI.


PROVÉRBIOS

A terra atrai tanto que os velhos andam curvados.
(Provérbio armênio)
Melhor bem enforcado do que mal casado.
(Provérbio alemão)
Se alguém está tão cansado que não possa te dar um sorriso, deixa-lhe o teu.
(Provérbio chinês)
Só se pode juntar as mãos quando estas estão vazias.
(Provérbio Tibetano)
Começar já é metade de toda ação.
(Provérbio grego)
As lágrimas dos bons caem por terra, mas vão para o céu, para o seio da divindade. (Provérbio chinês)
Há três coisas que nunca voltam atrás: a flecha lançada, a palavra pronunciada e a oportunidade perdida.
(Provérbio chinês)

Oceano - Mares - Rios

Oceano - Mares - Rios

  ©Template designer by Ana by anA.