Metade dos brasileiros está acima do peso. Veja dicas e fuja da estatística
Você acha que ultimamente as pessoas só falam em emagrecer? De acordo com uma pesquisa do Ministério da Saúde, essa preocupação tem fundamento. Recém-divulgados, dados do estudo Vigitel 2011 apontam que metade dos brasileiros está acima do peso considerado ideal. Os casos de obesidade também subiram e o problema já atinge 15% da população. A seguir, confira dicas para não fazer parte dessas estatísticas:
- 1 Atividade física: um pouco por dia é melhor do que nadaSegundo a pesquisa, que contou com a participação de 55 mil voluntários, apenas 22% das mulheres pratica duas horas e meia de atividades físicas por semana (frequência considerada o mínimo aceitável para ter saúde). Entre os homens, 40% disseram praticar exercícios dentro da faixa recomendável. Para evitar o ganho de peso, é essencial praticar atividades físicas diárias. Você acha que os resultados demoram a aparecer? De acordo com Ana Paula Oliveira, professora da academia Smart Fit, utilizar o tempo que você tem – mesmo que seja pouco – pode melhorar as curvas e a qualidade de vida. “Se você tem pouco tempo, invista em exercícios aeróbicos e anaeróbicos. Comece com a série de musculação e, no final, complete com 20 minutos de caminhada na esteira, por exemplo. Essa combinação de exercícios aumenta em 50% o gasto calórico”, diz a profissional de educação física.
- 2 Saúde: obesidade aumenta risco de doenças gravesO excesso de peso favorece o surgimento de complicações cardíacas, colesterol elevado e diabetes tipo II. De acordo com a nutróloga Fernanda Schettino Cerqueira, da Oncomed Belo Horizonte, “pessoas acima do peso ideal são mais propensas a desenvolver câncer, principalmente aquele que atinge mamas, estômago e intestino”. A médica explica que o cardápio do brasileiro não favorece a prevenção de doenças: “Excesso de carne gordurosa, comidas prontas, refrigerantes, sucos artificiais e diminuição no consumo de fibras e de feijão são algumas mudanças negativas na alimentação do brasileiro”.
- 3 Alimentação: equilíbrio é a chave para a saúdeA pesquisa Vigitel revelou que apenas 25,6% da população consomem hortaliças e frutas com a frequência recomendada (cinco ou mais vezes por semana) pela Organização Mundial da Saúde. O estudo ainda apontou que cerca de 30% dos brasileiros tomam refrigerante, no mínimo, cinco vezes por semana. Para completar a receita antissaúde, o prato de 51% dos brasileiros com idades entre 18 e 24 anos é frequentemente composto por carne gordurosa. De acordo com Fernanda Schettino Cerqueira, “estudos recentes relacionam a lata incidência de câncer com o consumo em excesso de carne vermelha, embutidos, alimentos defumados e conservados no sal”. Para prevenir o surgimento de doenças, ela recomenda ingerir pelo menos um vegetal verde escuro (como brócolis, couve e espinafre) e três frutas diferentes por dia, limitar o consumo de bebidas alcoólicas e de alimentos industrializados. “Pesquisas atuais apontam que ingerir vegetais ricos em fibras, vitaminas e minerais, diminui a probabilidade de desenvolver câncer, principalmente de intestino”, completa a médica.
- 4 Quer emagrecer e ganhar saúde? Diminua o número de horas em frente à TV!De acordo com o estudo do Ministério da Saúde, cerca de 27% dos brasileiros assiste três ou mais horas de televisão por dia. De acordo com pesquisadores da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, passar quatro horas diárias em frente à TV pode aumentar em 50% os efeitos da tendência genética a desenvolver obesidade. O mesmo estudo, publicado na revista científica da American Heart Association, indica que uma hora de caminhada vigorosa por dia pode diminuir pela metade a influência dos genes da obesidade. Isso significa que, mesmo que você venha de uma família com tendência ao ganho de peso, as atividades físicas podem prevenir o surgimento da obesidade.
http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI201910-10536,00.html
0 comentários:
Postar um comentário