MIDIAS PARA EDUCADORES E FORMADORES

La vida que voa!!!

Plano de Aula, Sociologia: Deslocamento Populacional

Pesquisa sobre Deslocamento Populacional

Celina Fernandes Bruniera

Disciplina: Sociologia

Objetivos da seqüência

1) Conhecer os lugares de origem das famílias dos alunos (pais e/ou avós);
2) Conhecer alguns dos motivos que levaram os familiares a se deslocarem espacialmente;
3) Levantar hipóteses acerca das condições sociais da época do deslocamento que podem tê-los impulsionado;
4) Elaborar um questionário por meio do qual obtêm-se dados significativos para a investigação;
5) Reconhecer a entrevista como fonte de conhecimento.

Levantamento de conhecimento prévio

1) Expor o tema das aulas e perguntar qual seria sua relevância para a sociologia (evidenciar as condições sociais que levam as pessoas a migrarem ou emigrarem e a questão da ressocialização no lugar de chegada).
2) Levantar o conhecimento dos alunos acerca da origem de seus ascendentes e registrar na lousa o nome dos lugares de onde vieram.
3) Pedir que socializem o que conhecem sobre os motivos do deslocamento de pais e/ou avós.
4) Pedir que os alunos perguntem a seus familiares de onde vieram e por quê.
5) Solicitar que tragam uma foto (ou algum outro objeto marcante) do lugar de origem de algum de seus ascendentes.

Ampliando e socializando o conhecimento

1) Em roda de conversa, pedir que os alunos mostrem a foto (ou outro objeto) que trouxeram e socializem as informações que obtiveram com seus familiares;
2) Solicitar que estabeleçam critérios para a organização dessas informações e as organizem. Exemplos: classificar os locais de origem por região da cidade, por cidade, por Estado, País. Ou cruzar a época do deslocamento com o lugar de origem e de destino. Ou, ainda, listar as diferentes razões que levaram os familiares a se deslocarem;
3) Com base na organização das informações, elaborar os objetivos da investigação (o que queremos saber com essa pesquisa);
4) Pedir que os alunos elaborem hipóteses sobre o que vão pesquisar.

Elaboração do questionário

1) Selecionar notícias de jornal sobre o tema, sobretudo de épocas que foram citadas na roda de conversa e oferecer aos alunos, pedindo que as leiam com objetivo de entenderem o que se publicava na época e qual era o olhar daquele veículo e daqueles textos a respeito do tema (tematizar o contexto de produção da notícia: quem escreveu, quando, onde foi publicada, a quem se destinava, se havia outras notícias acerca do mesmo tema próximas do ponto de vista temporal, etc.).
2) Em roda, conversar sobre o que aprenderam ao ler as notícias de jornal. Não esquecer de estimular a reflexão sobre o que foi publicado, procurando evidenciar o tratamento dado à questão pela mídia na época.
3) Com base nos objetivos de investigação e nos conhecimentos adquiridos com a leitura das notícias, dividir a classe em grupos por subtemas de investigação e elaborar questionários a serem realizados com os familiares. A idéia é evitar o tipo survey, principalmente porque os motivos que estimularam o deslocamento podem ser bastante particulares.
4) Realizar as entrevistas. As mesmas podem ser feitas com a utilização de gravadores portáteis (nesse caso é preciso inserir na programação um momento destinado à transcrição das falas) ou por escrito (os próprios entrevistados podem responder).
5) Organizar os resultados das entrevistas.
6) Definir outras fontes que serão consultadas para a interpretação dos dados. Podem ser textos de livros didáticos, enciclopédias (virtuais ou não), textos científicos ou outros textos de divulgação científica, etc.
7) Interpretar os dados à luz dos conhecimentos obtidos com as leituras, organizá-los e socializá-los.

Comentário

Este trabalho pode durar cerca de 10 aulas.

segunda-feira, 14 de maio de 2012

0 comentários:

Postar um comentário

 

LISTA DE LIVROS PREFERIDOS

Livro Ilustrado de Lingua Brasileira de Sinais Autor: Márcia Honora / Mary Lopes E.Frizanco Editora: Ciranda Cultural A Casa da Árvore Encantada Autor: Pat Hegarty Editora: Ciranda Cultural O Grande livro do Amor Autor: Trace Moroney Editora: Ciranda Cultural Os mais Belos Contos de Grimm Autor(a): Gustavo Mazali / Poly Bernatene Editora: Ciranda Cultural Categoria: Infantil Olhe Mais Perto - Criaturas do Mar Autor(a): Sue Malyan Editora: Ciranda Cultural Categoria: Enciclopédias Minha Primeira Biblioteca Histórias Bíblicas Autor: A.D. Borrill Editora: Ciranda Cultural Categoria: Bíblicos Editora: Ciranda Cultural Quincas Borba Autor: Machado de Assis Categoria: Literatura O Mulato Autor: Aluísio Azevedo Categoria: Literatura Marília de Dirceu Autor: Tomaz Antônio Gonzaga ategoria: Literatura Lira dos Vinte Anos Autor: Álvares de Azevedo Categoria: Literatura

Linda Mensagem de Perdão

Powered By Blogger
Powered By Blogger

Lista de Filmes

O CAÇADOR DE PIPAS, KELVIM VERSUS KELVIM,NELL,LIBERDADE ELECANDO FILMES SOB A TERRA ( Filmes que trazem catástrofes que poderão ocorrer com a nossa terra) 10,5 – O DIA EM QUE A TERRA NÃO AGUENTOU, 2012 – O DIA DO JUÍZO FINAL, ARMAGEDON, DIAS DE DESTRUIÇÃO, FIM DOS DIAS, LONDRES, METEORO O DIA DO JUÍZO FINAL, O DIA DEPOIS DE AMANHÃ, O DIA DA DESTRUIÇÃO, PARIS 2010, TEMPESTADE, TERREMOTO, TSUNAMI.


PROVÉRBIOS

A terra atrai tanto que os velhos andam curvados.
(Provérbio armênio)
Melhor bem enforcado do que mal casado.
(Provérbio alemão)
Se alguém está tão cansado que não possa te dar um sorriso, deixa-lhe o teu.
(Provérbio chinês)
Só se pode juntar as mãos quando estas estão vazias.
(Provérbio Tibetano)
Começar já é metade de toda ação.
(Provérbio grego)
As lágrimas dos bons caem por terra, mas vão para o céu, para o seio da divindade. (Provérbio chinês)
Há três coisas que nunca voltam atrás: a flecha lançada, a palavra pronunciada e a oportunidade perdida.
(Provérbio chinês)

Oceano - Mares - Rios

Oceano - Mares - Rios

  ©Template designer by Ana by anA.