MIDIAS PARA EDUCADORES E FORMADORES

La vida que voa!!!

Contrutores da Paz somos nós



Seja mais um e Construa a Paz
Mas o que é a Paz?
Tranqüilidade, harmonia, sossego?
Mas então, a paz não é deste mundo, é o ideal!
Já a não–violência é: trabalhosa, não é passiva, leva em conta que o conflito não é algo negativo - é uma oportunidade para crescermos e aprendermos, aceita os sentimentos humanos como naturais - não os reprime.
Como a paz pode ser praticada?
A paz pode ser praticada em nosso dia a dia quando não nos omitimos, buscamos sempre o diálogo, mantemos a calma, revemos nossos preconceitos.
A paz se constrói a cada dia por cada um de nós!
Para praticar a paz não basta não fazer mal, não brigar, não matar.
A paz não é apenas um discurso, mas um percurso!
Participe do Projeto Construindo a Paz!
Leia-o na íntegra!

JUSTIFICATIVA
Atendendo solicitação do Ofício Circular nº. 86/2008, foram analisados os dados e providenciadas ações que têm como objetivo contribuir para reflexões e iniciativas favoráveis à paz e à boa convivência nas escolas.
Uma dessas ações será a implementação do projeto Construindo a Paz, que será inspirado nas respostas coletadas do questionário aplicado na escola em 30/09/08. Chegou-se a uma constatação muito interessante: na análise desse estudo, comparado com um da UNICEF, é que, por um lado, 21% dos jovens entrevistados acreditam que os estudos são fundamentais para a realização de seus sonhos e 90,43% dos adolescentes entrevistados acreditam que a escola é uma das instituições mais importantes para a sociedade. Por outro, aproximadamente 73%, entendem que vem a escola porque não tem nada mais importante a fazer.
O presente projeto será inspirado também em líderes como Martin Luther King e Mahatma Gandhi. Eles foram homens que, diante de conflitos e divergências, procuraram buscar soluções pacíficas. O conceito de paz para eles (e para nós do Projeto Construindo a Paz) não é a ausência de conflitos, pois somos únicos e, portanto diferentes. Mas como seres humanos, podemos nos sensibilizar para buscar uma solução não-violenta para os conflitos. Não-violência vem do termo ‘ahimsa’ que significa ‘não prejudicar’ (em sânscrito). O que é paz? Tranqüilidade, harmonia, sossego? Mas então, a paz não é deste mundo, é o ideal! Já a não–violência é: trabalhosa, não é passiva, leva em conta que o conflito não é algo negativo - é uma oportunidade para crescermos e aprendermos, aceita os sentimentos humanos como naturais - não os reprime. A paz pode ser praticada em nosso dia a dia quando não nos omitimos, buscamos sempre o diálogo, mantemos a calma, revemos nossos preconceitos. A paz se constrói a cada dia por cada um de nós! Para praticar a paz não basta não fazer mal, não brigar, não matar. A paz não é apenas um discurso, mas um percurso!
Reconhecendo a escola como uma instituição privilegiada para o fomento de uma cultura de paz, o projeto Construindo a Paz irá investir seus esforços em compartilhar conhecimento gerador de reflexões e transformações efetivas em prol da prática pacífica diária. Mapeando os principais aspectos de influência para a ocorrência de situações de violência na escola,
2. OBJETIVOS

4. AVALIAÇÃO
Observação comportamental e atitudinal dos alunos.
Encontros com pais ou responsáveis, para troca de experiências bem sucedidas.
5. FORMA DE REGISTRO DAS ATIVIDADES
Relatórios, Murais, Concurso, fotos, passeios, passeatas, palestras...
6. RESULTADOS ESPERADOS
· Mudanças no aspecto físico da escola e uma maior circulação da comunidade;
· Ocupação da escola pelos adolescentes nos horários vagos;
· Desenvolvimento de potenciais artísticos, pessoais e de cidadania nos adolescentes que participam das atividades;
· Diminuição das atitudes violentas de 60% dos alunos que participaram das atividades;
· Valorização da participação em grêmios e outros como dínamo para a paz por parte da comunidade escolar;
· Envolvimento de 50% de pais nas atividades dos adolescentes;
· Modificação atitudinal do professor e sua metodologia em sala de aula.
7. PESSOAL ENVOLVIDO
Alunos, professores, funcionários, comunidade escolar, grêmio estudantil...

http://eepagl-construindoapaz.blogspot.com.br/2009/08/projeto-construindo-paz.html

quarta-feira, 9 de maio de 2012

0 comentários:

Postar um comentário

 

LISTA DE LIVROS PREFERIDOS

Livro Ilustrado de Lingua Brasileira de Sinais Autor: Márcia Honora / Mary Lopes E.Frizanco Editora: Ciranda Cultural A Casa da Árvore Encantada Autor: Pat Hegarty Editora: Ciranda Cultural O Grande livro do Amor Autor: Trace Moroney Editora: Ciranda Cultural Os mais Belos Contos de Grimm Autor(a): Gustavo Mazali / Poly Bernatene Editora: Ciranda Cultural Categoria: Infantil Olhe Mais Perto - Criaturas do Mar Autor(a): Sue Malyan Editora: Ciranda Cultural Categoria: Enciclopédias Minha Primeira Biblioteca Histórias Bíblicas Autor: A.D. Borrill Editora: Ciranda Cultural Categoria: Bíblicos Editora: Ciranda Cultural Quincas Borba Autor: Machado de Assis Categoria: Literatura O Mulato Autor: Aluísio Azevedo Categoria: Literatura Marília de Dirceu Autor: Tomaz Antônio Gonzaga ategoria: Literatura Lira dos Vinte Anos Autor: Álvares de Azevedo Categoria: Literatura

Linda Mensagem de Perdão

Powered By Blogger
Powered By Blogger

Lista de Filmes

O CAÇADOR DE PIPAS, KELVIM VERSUS KELVIM,NELL,LIBERDADE ELECANDO FILMES SOB A TERRA ( Filmes que trazem catástrofes que poderão ocorrer com a nossa terra) 10,5 – O DIA EM QUE A TERRA NÃO AGUENTOU, 2012 – O DIA DO JUÍZO FINAL, ARMAGEDON, DIAS DE DESTRUIÇÃO, FIM DOS DIAS, LONDRES, METEORO O DIA DO JUÍZO FINAL, O DIA DEPOIS DE AMANHÃ, O DIA DA DESTRUIÇÃO, PARIS 2010, TEMPESTADE, TERREMOTO, TSUNAMI.


PROVÉRBIOS

A terra atrai tanto que os velhos andam curvados.
(Provérbio armênio)
Melhor bem enforcado do que mal casado.
(Provérbio alemão)
Se alguém está tão cansado que não possa te dar um sorriso, deixa-lhe o teu.
(Provérbio chinês)
Só se pode juntar as mãos quando estas estão vazias.
(Provérbio Tibetano)
Começar já é metade de toda ação.
(Provérbio grego)
As lágrimas dos bons caem por terra, mas vão para o céu, para o seio da divindade. (Provérbio chinês)
Há três coisas que nunca voltam atrás: a flecha lançada, a palavra pronunciada e a oportunidade perdida.
(Provérbio chinês)

Oceano - Mares - Rios

Oceano - Mares - Rios

  ©Template designer by Ana by anA.