MIDIAS PARA EDUCADORES E FORMADORES

La vida que voa!!!

Excesso de peso aumenta predisposição ao câncer

Metade dos brasileiros está acima do peso. Veja dicas e fuja da estatística

Você acha que ultimamente as pessoas só falam em emagrecer? De acordo com uma pesquisa do Ministério da Saúde, essa preocupação tem fundamento. Recém-divulgados, dados do estudo Vigitel 2011 apontam que metade dos brasileiros está acima do peso considerado ideal. Os casos de obesidade também subiram e o problema já atinge 15% da população. A seguir, confira dicas para não fazer parte dessas estatísticas:

  • 1 Atividade física: um pouco por dia é melhor do que nada

    Segundo a pesquisa, que contou com a participação de 55 mil voluntários, apenas 22% das mulheres pratica duas horas e meia de atividades físicas por semana (frequência considerada o mínimo aceitável para ter saúde). Entre os homens, 40% disseram praticar exercícios dentro da faixa recomendável. Para evitar o ganho de peso, é essencial praticar atividades físicas diárias. Você acha que os resultados demoram a aparecer? De acordo com Ana Paula Oliveira, professora da academia Smart Fit, utilizar o tempo que você tem – mesmo que seja pouco – pode melhorar as curvas e a qualidade de vida. “Se você tem pouco tempo, invista em exercícios aeróbicos e anaeróbicos. Comece com a série de musculação e, no final, complete com 20 minutos de caminhada na esteira, por exemplo. Essa combinação de exercícios aumenta em 50% o gasto calórico”, diz a profissional de educação física.

  • 2 Saúde: obesidade aumenta risco de doenças graves

    O excesso de peso favorece o surgimento de complicações cardíacas, colesterol elevado e diabetes tipo II. De acordo com a nutróloga Fernanda Schettino Cerqueira, da Oncomed Belo Horizonte, “pessoas acima do peso ideal são mais propensas a desenvolver câncer, principalmente aquele que atinge mamas, estômago e intestino”. A médica explica que o cardápio do brasileiro não favorece a prevenção de doenças: “Excesso de carne gordurosa, comidas prontas, refrigerantes, sucos artificiais e diminuição no consumo de fibras e de feijão são algumas mudanças negativas na alimentação do brasileiro”.

  • 3 Alimentação: equilíbrio é a chave para a saúde

    A pesquisa Vigitel revelou que apenas 25,6% da população consomem hortaliças e frutas com a frequência recomendada (cinco ou mais vezes por semana) pela Organização Mundial da Saúde. O estudo ainda apontou que cerca de 30% dos brasileiros tomam refrigerante, no mínimo, cinco vezes por semana. Para completar a receita antissaúde, o prato de 51% dos brasileiros com idades entre 18 e 24 anos é frequentemente composto por carne gordurosa. De acordo com Fernanda Schettino Cerqueira, “estudos recentes relacionam a lata incidência de câncer com o consumo em excesso de carne vermelha, embutidos, alimentos defumados e conservados no sal”. Para prevenir o surgimento de doenças, ela recomenda ingerir pelo menos um vegetal verde escuro (como brócolis, couve e espinafre) e três frutas diferentes por dia, limitar o consumo de bebidas alcoólicas e de alimentos industrializados. “Pesquisas atuais apontam que ingerir vegetais ricos em fibras, vitaminas e minerais, diminui a probabilidade de desenvolver câncer, principalmente de intestino”, completa a médica.

  • 4 Quer emagrecer e ganhar saúde? Diminua o número de horas em frente à TV!

    De acordo com o estudo do Ministério da Saúde, cerca de 27% dos brasileiros assiste três ou mais horas de televisão por dia. De acordo com pesquisadores da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, passar quatro horas diárias em frente à TV pode aumentar em 50% os efeitos da tendência genética a desenvolver obesidade. O mesmo estudo, publicado na revista científica da American Heart Association, indica que uma hora de caminhada vigorosa por dia pode diminuir pela metade a influência dos genes da obesidade. Isso significa que, mesmo que você venha de uma família com tendência ao ganho de peso, as atividades físicas podem prevenir o surgimento da obesidade.

    http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI201910-10536,00.html

sexta-feira, 13 de abril de 2012

0 comentários:

Postar um comentário

 

LISTA DE LIVROS PREFERIDOS

Livro Ilustrado de Lingua Brasileira de Sinais Autor: Márcia Honora / Mary Lopes E.Frizanco Editora: Ciranda Cultural A Casa da Árvore Encantada Autor: Pat Hegarty Editora: Ciranda Cultural O Grande livro do Amor Autor: Trace Moroney Editora: Ciranda Cultural Os mais Belos Contos de Grimm Autor(a): Gustavo Mazali / Poly Bernatene Editora: Ciranda Cultural Categoria: Infantil Olhe Mais Perto - Criaturas do Mar Autor(a): Sue Malyan Editora: Ciranda Cultural Categoria: Enciclopédias Minha Primeira Biblioteca Histórias Bíblicas Autor: A.D. Borrill Editora: Ciranda Cultural Categoria: Bíblicos Editora: Ciranda Cultural Quincas Borba Autor: Machado de Assis Categoria: Literatura O Mulato Autor: Aluísio Azevedo Categoria: Literatura Marília de Dirceu Autor: Tomaz Antônio Gonzaga ategoria: Literatura Lira dos Vinte Anos Autor: Álvares de Azevedo Categoria: Literatura

Linda Mensagem de Perdão

Powered By Blogger
Powered By Blogger

Lista de Filmes

O CAÇADOR DE PIPAS, KELVIM VERSUS KELVIM,NELL,LIBERDADE ELECANDO FILMES SOB A TERRA ( Filmes que trazem catástrofes que poderão ocorrer com a nossa terra) 10,5 – O DIA EM QUE A TERRA NÃO AGUENTOU, 2012 – O DIA DO JUÍZO FINAL, ARMAGEDON, DIAS DE DESTRUIÇÃO, FIM DOS DIAS, LONDRES, METEORO O DIA DO JUÍZO FINAL, O DIA DEPOIS DE AMANHÃ, O DIA DA DESTRUIÇÃO, PARIS 2010, TEMPESTADE, TERREMOTO, TSUNAMI.


PROVÉRBIOS

A terra atrai tanto que os velhos andam curvados.
(Provérbio armênio)
Melhor bem enforcado do que mal casado.
(Provérbio alemão)
Se alguém está tão cansado que não possa te dar um sorriso, deixa-lhe o teu.
(Provérbio chinês)
Só se pode juntar as mãos quando estas estão vazias.
(Provérbio Tibetano)
Começar já é metade de toda ação.
(Provérbio grego)
As lágrimas dos bons caem por terra, mas vão para o céu, para o seio da divindade. (Provérbio chinês)
Há três coisas que nunca voltam atrás: a flecha lançada, a palavra pronunciada e a oportunidade perdida.
(Provérbio chinês)

Oceano - Mares - Rios

Oceano - Mares - Rios

  ©Template designer by Ana by anA.