EDUCAÇÃO AMBIENTAL- UM EXERCÍCIO DE CIDADANIA
É um CD elaborado pela equipe de assessoria de Educação ambiental do FIEMG e da Universidade Federal de Viçosa e editado pela Agromídia Software.
- Linguagem direcionada à educadores.
- Alerta Geral na Biosfera: define com texto e fotos cada um dos principais problemas ambientais, entre eles o lixo, poluição sonora e inversão térmica. Poderia ter algum recurso sonoro opcional. Neste mesmo item encontra-se o sub-item "Animais Ameaçados de Extinção", onde são dadas rápidas noções de interdependência de todos os elementos e seres da natureza (cadeia alimentar, dispersão de sementes, alimentação humana, etc.) para convencer o usuário da importância da Fauna Selvagem. São apresentadas as fichas com os mamíferos e aves em extinção, apresentando desenhos (poderiam ser fotos). Outro sub-item é o "Por Que Educação Ambiental" com um pequeno texto ressaltando a importância desta questão acompanhada de um vídeo.
- Conceitos Preliminares: são conceitos básicos para se entender o meio ambiente: meio ambiente, desenvolvimento sustentável, ecossistema, recursos hídricos, ecologia, equilíbrio ambiental.
- A Educação Ambiental: valores, procedimentos, características (esta última subdividida em mais links e um vídeo).
- Objetivos da Educação Ambiental: o que diz a Legislação Brasileira e a Educação Ambiental na Escola (vídeo e texto).
- Mitos e Reflexões sobre o Meio Ambiente: sete mitos (ignorância) freqüentemente ditos contra a preocupação ambiental com os devidos esclarecimentos.
- Transversalidade: Aspectos que perpassam a questão de educação ambiental além do sub-item "A Educação Ambiental no Currículo Escolar". Este é dividido em educação infantil, ensino fundamental e ensino médio. Cada divisão é apresentada de modo a proporcionar a incorporação da educação ambiental dentro do âmbito e das características dos respectivos currículos, com sugestões de atividades e planejamento.
- Estratégias de educação ambiental não formal: a conscientização do cidadão "comum", aquele que teoricamente já tem sua formação solidificada. São sugeridas ações sociais devidamente explicadas que podem ajudar nesta empreitada e o ecoturismo (apresentação, conceitos e os aspectos positivos e negativos decorrentes desta atividade)
-Atividades Lúdicas de Apoio Didático: passeios ecológicos, jogos com palitos e dobradura ou origami. Essa seção poderia ser mais incrementada com experiências e sugestões porque são apenas citadas.
- Calendário Ecológico: datas comemorativas que podem ser utilizadas para a atividade de educação ambiental.
- Bloco de Conteúdos: artigos sobre ambiente natural, produção e bem-estar social e ambiente construído. Os artigos são corridos, poderiam ter pelo menos links internos para se ter uma noção de que se trata. O botão para imprimir nem aparece e é descoberto por acaso. Neste item ainda há o sub-item "Ciclos e Processos" que explicam, com um texto e um vídeo com um esquema animado, os ciclos de água, carbono, o efeito estufa e a chuva ácida.
- Estudos de Caso: exemplos de ações em educação ambiental em todas as regiões do país. Os projetos são apresentados em forma de texto ou de vídeo. Muitos vídeos não dizem quase nada, parece que estão incompletos, somente para ilustração, não detalham, nem especificam projetos. Neste item também está a Ecolista, com cadastro das instituições ambientais de cada um dos estados brasileiros com endereço e contatos.
- Demonstrações: "Cobertura do Solo e Erosão" e "Lixo e Enchentes". São indicados local e materiais para a experiência, porém falta uma explicação maior sobre qual seu propósito (ainda que se deduza), qual a importância dela no entendimento do aluno e dentro da educação ambiental.
- Seções extras como a "Avaliação", que apresenta um artigo sobre a avaliação em educação ambiental e "Para Saber Mais", que é a bibliografia e créditos.
- O conteúdo é abrangente e também interessante o uso de vídeos para demonstrar experiências e explicações, embora alguns são de baixa definição.
- Falta riqueza sonora, um trabalho maior neste campo.
- Falta um pouco mais de interatividade. Os links são sempre lineares (dentro de uma mesma hierarquia) e não transversais.
- É possível a impressão dos artigos acessando um arquivo off-navegação.
ENCICLOPÉDIA DA TERRA
- O CD trata da questão da formação da Terra. Na verdade é parte de uma série composta por outros CDs que se localizam acima no processo de evolução da vida (dinossauros, felinos, aves são os outros títulos).
- Dirigido à qualquer pessoa curiosa sobre a formação da Terra.
- É apresentado de maneira super interativa, como um jogo tridimensional onde o usuário estaria numa grande aventura dentro de uma caverna ou cratera habitável.
- O tempo utilizado na exploração do CD é contado em anos, ou seja: 1seg.=5000 anos. Enquanto isso a Terra vai sendo formada e o usuário fica ciente da formação de cada elemento através de um bip durante a sua navegação.
- Um ícone à direita, acima, é o mapa da cratera-cenário, chamada "Galeria da Terra". Aí controla-se a localização e a movimentação. O mapa é dividido em 5 partes: Saguão, Terra Violenta, Modificando a Terra, Mineração e O Construtor da Terra. Por aí estão as subgalerias com os tipos de pedra, pedras preciosas, os compostos químicos e todos os elementos formadores da Terra durante toda a sua história. O processo da formação de paisagem, construção de vulcões, ativação de um terremoto, são alguns entre muitos outros temas que permitem aprofundar-se na exploração das informações.
- No Saguão, há um índice onde é possível pesquisar qualquer termo ou vídeo listados.
- É difícil descrever alguma hierarquia nos dados. Há pouca linearidade no CD, o que torna sua exploração aliada aos recursos gráficos, mais interessante na busca da informação. A fórmula informal do CD funciona.
- Há um jogo, o Construtor da Terra, para fixação de conhecimentos. Seu objetivo é reconstruir o planeta através das respostas a uma série de perguntas cujas respostas são obtidas no interior do CD.
- É difícil descobrir que existe um item de ajuda. Isso porque quem acessa pela primeira vez fica perdido diante de muitos recursos e sem saber por onde ir. Há um "conexão online", que exige acesso à internet para registro do produto e acesso ao site da Globo Multimídia.
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