MIDIAS PARA EDUCADORES E FORMADORES

La vida que voa!!!

NAÇÃO INDIGENA

A TERRA DOS ÍNDIOS CAIAGANGUES

Gerson Álfio De Marco


Clarear do século XIX. No vastíssimo sertão de Araraquara o que seria futuramente, o município de Descalvado. Terra de índios, ainda, terra dos caiagangues, da família dos Jês.
O rio Mogi-Guaçu, com águas largas, corredeiras, muito piscosíssimo, então, passando rente às malocas dos selvícolas. O rio do Pântano, seu afluente, nutrindo também, populações indígenas marginais com os muitos peixes que possuía então.
O rio Bonito, águas mais estreitas, a receber inúmeros riachos, em seu curto trajeto, ladeado, também, de moradias de aborígenes. Para o oeste, o rio Quilombo fadado a ser águas lindeiras entre Descalvado e São Carlos e a acostar negro fugido, daí seu nome.
Haviam águas altas que caíam no abismo profundo, falando ao temor dos índios: as do Pântano. Eis a nossa potamografia, giganteada pelo Mogi-Guaçu e arrolando inumeráveis regatos, pois o solo é prodigamente veiado por águas menores, mas valiosas.
Ao sul, a atual Serra do Descalvado, extensão do Cuscuzeiro, e o Morro do Quadrão. Para o norte, a Serra da Estrela, pouco elevada; e, mais para o sudoeste, o Morro da Janelinha.
Era o Gênesis enchendo a terra selvagem e onde o humano ainda não pisara, dominador e criativo. Densas matas cobriam essa vastidão de terras que seriam o Descalvado a vir.
A mão do homem não chegara, ainda, para derribá-las, iconoclasticamente, ao correr dos anos. Os abóriges as mantinham intactas e propícias para suas caçadas aos voláteis e aos quadrúpedes. Muitas planuras, recobertas de cerrados. Pequenos vales.
E, em tudo, o muito verde, as muitas aguadas. Caminhos não havia. Somente as trilhas dos índios. Terra para ser descoberta, pelo homem branco, com seu solo ubérrimo, sem dono.
A Flora continuava a mesma flora dos séculos anteriores, cheias de madeiras de lei.
A Fauna, a mesma fauna das centúrias anteriores, longe, ainda, da arma abatedora e dizimadora do homem branco.
Havia o silêncio milenar da terra, sem a converseira de homens estranhos, sem o pisar das alimárias da conquista e sem o atroar das armas de fogo, enchendo os ermos com a presença do caçador branco.
Era a terra bruta, inóspita, rica, formosa, sem limites. Únicos donos, os caiagangues com o seu primitivismo humano, com sua civilização prístina. Únicas presenças do homem, a do índio nas ocas esparsas pela vastidão ilimitada.
O Gênesis para o índio caiacangue, que pressentindo a presença do branco, fugiu para longe antes da chegada dos primeiros habitantes.

Kaingang Ou Caingangue.
Povo de língua da família Jê. Também conhecidos como Coroados, vivem em 26 pequenas áreas indígenas no interior dos estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. São aproximadamente 7.000 índios.

domingo, 4 de outubro de 2009

0 comentários:

Postar um comentário

 

LISTA DE LIVROS PREFERIDOS

Livro Ilustrado de Lingua Brasileira de Sinais Autor: Márcia Honora / Mary Lopes E.Frizanco Editora: Ciranda Cultural A Casa da Árvore Encantada Autor: Pat Hegarty Editora: Ciranda Cultural O Grande livro do Amor Autor: Trace Moroney Editora: Ciranda Cultural Os mais Belos Contos de Grimm Autor(a): Gustavo Mazali / Poly Bernatene Editora: Ciranda Cultural Categoria: Infantil Olhe Mais Perto - Criaturas do Mar Autor(a): Sue Malyan Editora: Ciranda Cultural Categoria: Enciclopédias Minha Primeira Biblioteca Histórias Bíblicas Autor: A.D. Borrill Editora: Ciranda Cultural Categoria: Bíblicos Editora: Ciranda Cultural Quincas Borba Autor: Machado de Assis Categoria: Literatura O Mulato Autor: Aluísio Azevedo Categoria: Literatura Marília de Dirceu Autor: Tomaz Antônio Gonzaga ategoria: Literatura Lira dos Vinte Anos Autor: Álvares de Azevedo Categoria: Literatura

Linda Mensagem de Perdão

Powered By Blogger
Powered By Blogger

Lista de Filmes

O CAÇADOR DE PIPAS, KELVIM VERSUS KELVIM,NELL,LIBERDADE ELECANDO FILMES SOB A TERRA ( Filmes que trazem catástrofes que poderão ocorrer com a nossa terra) 10,5 – O DIA EM QUE A TERRA NÃO AGUENTOU, 2012 – O DIA DO JUÍZO FINAL, ARMAGEDON, DIAS DE DESTRUIÇÃO, FIM DOS DIAS, LONDRES, METEORO O DIA DO JUÍZO FINAL, O DIA DEPOIS DE AMANHÃ, O DIA DA DESTRUIÇÃO, PARIS 2010, TEMPESTADE, TERREMOTO, TSUNAMI.


PROVÉRBIOS

A terra atrai tanto que os velhos andam curvados.
(Provérbio armênio)
Melhor bem enforcado do que mal casado.
(Provérbio alemão)
Se alguém está tão cansado que não possa te dar um sorriso, deixa-lhe o teu.
(Provérbio chinês)
Só se pode juntar as mãos quando estas estão vazias.
(Provérbio Tibetano)
Começar já é metade de toda ação.
(Provérbio grego)
As lágrimas dos bons caem por terra, mas vão para o céu, para o seio da divindade. (Provérbio chinês)
Há três coisas que nunca voltam atrás: a flecha lançada, a palavra pronunciada e a oportunidade perdida.
(Provérbio chinês)

Oceano - Mares - Rios

Oceano - Mares - Rios

  ©Template designer by Ana by anA.