MIDIAS PARA EDUCADORES E FORMADORES

La vida que voa!!!

Geografia: Costa do Marfim

Costa do Marfim

Terra suave e hospedeira, a Costa do Marfim é situada na parte ocidental do continente africano, entre a Guine e o Gana, com o oceano pacifico como limite ao sul. A sua superfície e de 322.462 km2. Este pais e caracterizado por dois tipos de clima: um clima sub-equatorial no sul, e no norte um clima tropical.

Neste pais, dois lindos conceitos, a cultura e o turismo, misturam-se para dar vida a um turismo cultural variado e cheio de cor. Este turismo e influenciado pelas características climáticas e geográficas de cada região. Dai, o nosso passeio pelas regiões que nos vai levar a descoberta das principais cidades do pais e dos respectivos sítios turísticos que lá se encontram.

Na parte sul temos a capital económica do pais, a magnifica cidade de Abidjan. Essa metrópole sem igual em África ocidental, também chamada "lá perle des lagunes" (perla das lagunas), e dividida em 10 zonas ou bairros. No Plateau, centro administrativo, podemos, no meio dos altos edifícios, visitar a catedral São Pedro.

m pouquinho mais longe encontramos a zona de Cocody que abriga o prestigioso hotel intercontinental "hotel ivoire". Hotel que tem vários sítios de divertimento como cinema, piscina, galerias, restaurantes, campo de ténis.

E lugares para se divertir e que não faltam: em cada parte da cidade temos discotecas, piscinas, centros comerciais, cinemas e muito mais...

Deixando Abidjan continuamos o passeio e chegamos na Cidade de Bassam, ainda no sul. A característica dessa cidade são as ruínas da época colonial: monumentos e casas antigos que infelizmente não gozam do cuidado que mereciam. No entanto Bassam e uma cidade recheada de praias. Ai deitado ao pé dos coqueiros (atenção a cabeça!...) pode descansar e deixar se ninar pelo vento, levado pelas ondas suaves do mar. Uma coisa e certa e uma delicia passar os domingos em Bassam.

Dirigindo-nos um pouco na parte sul-oeste, fazemos uma escala em San-pedro. Um dos lugares mais reputados e a baia das sereias. sitio paradisíaco, ótimo para mergulhos e actividades náuticas. Lá podemos saborear vários mariscos entre os quais um bom prato de lagostas.

Subindo mais chegamos ao oeste do pais, precisamente a zona de Man. Essa e a zona montanhosa, pois tem uma corrente de 18 montanhas. Uma da curiosidades nesta região e a ponte das lianas. Curiosidade devida a sua construção secreta e desconhecida. A lenda diz que foi construídas pelos gênios da floresta. Enfim! E melhor deixar a ponte com os seus mistérios! Mas não podemos sair de Man sem visitar as suas famosas cascatas.

Depois do oeste vamos para o centro, na cidade de Yamoussoukro. Capital política da Costa do Marfim, Yakro não nos pode deixar indiferentes: com a sua grande auto-estrada 2*4 vias, suas grandes escolas (das quais a universidade mais grande da África ocidental), sua magnífica basílica (copia da do Vaticano em mais grande), sua pista de aterragem que e a única em áfrica que pode receber o concorde, seu lago sagrado e jacarés, a sua paisagem irreal , Yamoussoukro e um caso único!

Caminhando ao este, chegamos a Abokouamekro, precisamente no parque zoológico. O parque de Abokouamekro e um dos raros lugares onde se pode ainda ver facilmente animais em Costa do Marfim. Ao longo do caminho lá poderemos ver búfalos, rinoceros, hipopótamos, os elefantes etc...

E agora atingimos Sassandra. Reputada por suas lindíssimas praias (talvez as mais lindas de Costa do Marfim). E podemos aproveitar para visitar a "mangrove", dar um passeio de barco no rio Sassandra e descobrir dois grupos de hipopótamos.

E terminamos o nosso passeio no norte do pais, na região de Khorogo. Visitamos as vilas típicas, as telas famosas de Fakaha (sonhos pintados nos tecidos), e um dos mais velhos monumentos da região que foi construído no século 17.

Assim chegamos ao fim! Mas isso e só uma idéia daquilo que poderão encontrar lá. A Costa do Marfim, no seu interior, contem mil e uma maravilhas que só poderão descobrir e apreciar uma vez lá. Então deixe-se levar pelo seu instinto aventureiro e vem descobrir essa jóia do continente africano.

Fonte: student.dei.uc.pt

domingo, 3 de abril de 2011

0 comentários:

Postar um comentário

 

LISTA DE LIVROS PREFERIDOS

Livro Ilustrado de Lingua Brasileira de Sinais Autor: Márcia Honora / Mary Lopes E.Frizanco Editora: Ciranda Cultural A Casa da Árvore Encantada Autor: Pat Hegarty Editora: Ciranda Cultural O Grande livro do Amor Autor: Trace Moroney Editora: Ciranda Cultural Os mais Belos Contos de Grimm Autor(a): Gustavo Mazali / Poly Bernatene Editora: Ciranda Cultural Categoria: Infantil Olhe Mais Perto - Criaturas do Mar Autor(a): Sue Malyan Editora: Ciranda Cultural Categoria: Enciclopédias Minha Primeira Biblioteca Histórias Bíblicas Autor: A.D. Borrill Editora: Ciranda Cultural Categoria: Bíblicos Editora: Ciranda Cultural Quincas Borba Autor: Machado de Assis Categoria: Literatura O Mulato Autor: Aluísio Azevedo Categoria: Literatura Marília de Dirceu Autor: Tomaz Antônio Gonzaga ategoria: Literatura Lira dos Vinte Anos Autor: Álvares de Azevedo Categoria: Literatura

Linda Mensagem de Perdão

Powered By Blogger
Powered By Blogger

Lista de Filmes

O CAÇADOR DE PIPAS, KELVIM VERSUS KELVIM,NELL,LIBERDADE ELECANDO FILMES SOB A TERRA ( Filmes que trazem catástrofes que poderão ocorrer com a nossa terra) 10,5 – O DIA EM QUE A TERRA NÃO AGUENTOU, 2012 – O DIA DO JUÍZO FINAL, ARMAGEDON, DIAS DE DESTRUIÇÃO, FIM DOS DIAS, LONDRES, METEORO O DIA DO JUÍZO FINAL, O DIA DEPOIS DE AMANHÃ, O DIA DA DESTRUIÇÃO, PARIS 2010, TEMPESTADE, TERREMOTO, TSUNAMI.


PROVÉRBIOS

A terra atrai tanto que os velhos andam curvados.
(Provérbio armênio)
Melhor bem enforcado do que mal casado.
(Provérbio alemão)
Se alguém está tão cansado que não possa te dar um sorriso, deixa-lhe o teu.
(Provérbio chinês)
Só se pode juntar as mãos quando estas estão vazias.
(Provérbio Tibetano)
Começar já é metade de toda ação.
(Provérbio grego)
As lágrimas dos bons caem por terra, mas vão para o céu, para o seio da divindade. (Provérbio chinês)
Há três coisas que nunca voltam atrás: a flecha lançada, a palavra pronunciada e a oportunidade perdida.
(Provérbio chinês)

Oceano - Mares - Rios

Oceano - Mares - Rios

  ©Template designer by Ana by anA.