MIDIAS PARA EDUCADORES E FORMADORES

La vida que voa!!!

MEIO AMBIENTE / SOLO


Solos desérticos estão perdendo a fertilidade

graças ao aquecimento global


De acordo com um novo estudo realizado pela Universidade de Cornell, o aquecimento global também está ocasionando a perda de nitrogênio dos solos. Os solos áridos são os mais afetados, e sendo o nitrogênio um nutriente fundamental para o crescimento das plantas, o estudo prevê que no futuro, os desertos possam suportar ainda menos plantas.
“Esta é uma forma de se perder nitrogênio dos ecossistemas que nunca havia sido acreditada antes,” disse Jed Sparks, coautor do estudo e professor de ecologia e biologia evolutiva.
“Isso nos permitiu a finalmente entender a dinâmica do nitrogênio em sistemas áridos.”
Os resultados foram provenientes de testes feitos no deserto de Mojave, na Califórnia. Foi a primeira vez que alguém relacionou um fator abiótico à perda de nitrogênio do solo. Em pesquisas anteriores, ciesntistas apenas estudaram fatores bióticos como micróbios do solo.
A pesquisa ainda prevê que em temperaturas mais altas, causas não biológicas contribuem para maiores perdas de nitrogênio. Adicionando isso ao aumento dos padrões de precipitação, a situação fica ainda pior.
O que é mais desconcertante é que a maioria dos modelos climáticos atuais não consideram fatores abióticos da perda de nitrogênio. Sparks acredita que os modelos devam ser alterados para refletir mais precisamente o que está aocntecendo de verdade.
“O código (algorítimico) nos modelos climáticos precisam mudar e levar em consideração os impactos abióticos nesta parte do ciclo do nitrogênio”.
O CO2 é o primeiro e mais importante alimento das plantas. E estas são o elo primordial da corrente da vida.
O CO2 é a fonte de carbono para a química orgânica. Sem ele, os seres vivos desapareceriam. Quanto menos CO2 no ar, menos as plantas o sintetizam. Em conseqüência, menor será a massa vegetal e menos alimento haverá para os animais, e obviamente para os humanos.
Eliminado o CO2, morre toda a biosfera. Mas, a histeria ambientalista trata esse gás benéfico como um “tóxico” perigoso para a Terra.
As plantas eram muito mais produtivas quando, em época longínqua, o CO2 atingiu 0,1 % da atmosfera, escreveu Tipler*. Depois, essa proporção caiu para 0,02% e hoje gira em volta 0,0379%, cifra inexpressiva.
O ser humano, agricultor inteligente, percebeu há milênios a necessidade que tem os vegetais de CO2. Por isso, começou a aplicá-lo nas plantações na forma de adubo orgânico, e, depois, químico.
O homem tirou proveito também dos imensos depósitos de carbono existentes no subsolo em forma de carvão mineral, petróleo e gás. E depois de trazê-lo à superfície o homem o converteu em CO2. Isto favoreceu os vegetais elevando a participação do CO2 na atmosfera até o nível hodierno.
A tentativa de reduzir o volume de CO2 não só não salva a terra, mas é contraproducente para a biosfera. “É um ato profundamente mau”, escreveu Tipler. Mas nem o bom senso nem as matemáticas fazem efeito nos histéricos.
O Premio Nobel de Economia Paul Krugman qualificou a oposição ao projeto de lei do presidente Obama para reduzir o CO2 de “traição contra o planeta”! É um dos exemplos mais aberrantes do fanatismo ambientalista desligado da realidade, comentou Tipler.


* Frank J. Tipler, professor de Física Matemática na Universidade de Tulane e co-autor de “The Anthropic Cosmological Principle” e outros livros.


http://blog.ambientebrasil.com.br

terça-feira, 17 de novembro de 2009

0 comentários:

Postar um comentário

 

LISTA DE LIVROS PREFERIDOS

Livro Ilustrado de Lingua Brasileira de Sinais Autor: Márcia Honora / Mary Lopes E.Frizanco Editora: Ciranda Cultural A Casa da Árvore Encantada Autor: Pat Hegarty Editora: Ciranda Cultural O Grande livro do Amor Autor: Trace Moroney Editora: Ciranda Cultural Os mais Belos Contos de Grimm Autor(a): Gustavo Mazali / Poly Bernatene Editora: Ciranda Cultural Categoria: Infantil Olhe Mais Perto - Criaturas do Mar Autor(a): Sue Malyan Editora: Ciranda Cultural Categoria: Enciclopédias Minha Primeira Biblioteca Histórias Bíblicas Autor: A.D. Borrill Editora: Ciranda Cultural Categoria: Bíblicos Editora: Ciranda Cultural Quincas Borba Autor: Machado de Assis Categoria: Literatura O Mulato Autor: Aluísio Azevedo Categoria: Literatura Marília de Dirceu Autor: Tomaz Antônio Gonzaga ategoria: Literatura Lira dos Vinte Anos Autor: Álvares de Azevedo Categoria: Literatura

Linda Mensagem de Perdão

Powered By Blogger
Powered By Blogger

Lista de Filmes

O CAÇADOR DE PIPAS, KELVIM VERSUS KELVIM,NELL,LIBERDADE ELECANDO FILMES SOB A TERRA ( Filmes que trazem catástrofes que poderão ocorrer com a nossa terra) 10,5 – O DIA EM QUE A TERRA NÃO AGUENTOU, 2012 – O DIA DO JUÍZO FINAL, ARMAGEDON, DIAS DE DESTRUIÇÃO, FIM DOS DIAS, LONDRES, METEORO O DIA DO JUÍZO FINAL, O DIA DEPOIS DE AMANHÃ, O DIA DA DESTRUIÇÃO, PARIS 2010, TEMPESTADE, TERREMOTO, TSUNAMI.


PROVÉRBIOS

A terra atrai tanto que os velhos andam curvados.
(Provérbio armênio)
Melhor bem enforcado do que mal casado.
(Provérbio alemão)
Se alguém está tão cansado que não possa te dar um sorriso, deixa-lhe o teu.
(Provérbio chinês)
Só se pode juntar as mãos quando estas estão vazias.
(Provérbio Tibetano)
Começar já é metade de toda ação.
(Provérbio grego)
As lágrimas dos bons caem por terra, mas vão para o céu, para o seio da divindade. (Provérbio chinês)
Há três coisas que nunca voltam atrás: a flecha lançada, a palavra pronunciada e a oportunidade perdida.
(Provérbio chinês)

Oceano - Mares - Rios

Oceano - Mares - Rios

  ©Template designer by Ana by anA.