Lei obriga escolas a ensinarem música; veja o que muda na prática
Que
tal colocar ritmo nos estudos? A lei número 11.769, de 2008, obriga
toda escola do Brasil a ter aulas de música ou incluir esse conteúdo nas
aulas de artes dos ensinos infantil e fundamental. O prazo para isso
acontecer acaba neste mês. E o objetivo não é aprender a tocar um
instrumento ou a cantar, mas desenvolver a musicalização (ritmo,
coordenação motora, audição, entre outros).
Alguns
colégios particulares, como o Rainha da Paz (São Paulo), já tinham
aulas de música antes de a lei existir. Lá, elas acontecem duas vezes
por semana. Instrumentos como xilofone e pandeiro são usados para
acompanhar cantigas populares. Outras vezes, são deixados de lado.
"Podemos usar só a voz e o corpo para fazer música", diz Maria Eduarda
Grassano, 7.
Várias
atividades musicais estão ligadas a outras disciplinas, como geografia e
história. Luiz Gustavo Filho, 7, aprendeu sobre os indígenas, pois "as
músicas falam sobre como eles vivem".
POR QUE APRENDER
José
Nunes (professor da Unirio) dá aula para futuros professores de música e
já deu aula para crianças em uma escola. Ele explica que aprender
música tem que ser divertido. Mas o mais importante da atividade musical
é aprender a entender o valor e a beleza da arte desde pequeno.
CADA UM NO SEU TOM
Nas
aulas de música, você pode cantar, tocar ou inventar suas próprias
canções. Helio Zimbardi, 12, não se animou com nada disso. Até que teve
uma ideia. "Propus para a professora ser o maestro da turma e improvisei
uma batuta", conta. Gostou tanto que até pensa em se tornar um
profissional. "É muito legal ficar na frente comandando o ritmo. Só paro
para ouvir os aplausos", completa.
MÉTODOS
Existem
modos diferentes de aprender música. Com o Suzuki, do Japão, as
crianças aprendem ouvindo e repetindo. A ideia é aprender de forma
natural, como se aprende a falar, por exemplo. No México, o método Tort
usa a cultura popular para ensinar, por meio de coros e conjuntos. No
Brasil, o músico Heitor Villa-Lobos usou canto orfeônico, uma prática de
canto em conjunto, para orientar o ensino de música.
NÃO É IGUAL EM TODA ESCOLA
As
escolas municipais de São Paulo estão se preparando para incluir aulas
de música só no ano que vem, disse a assessoria de imprensa. Já na
escola estadual Rodrigues Alves, por exemplo, a música é pincelada em
projetos paralelos. A Secretaria Estadual de Educação contou que, em um
deles, os alunos cantam composições da MPB. Mas as crianças não parecem
satisfeitas. "Não temos aula de música no colégio, mas eu gostaria de
ter", conta a aluna Vitória da Silva Alves, 9.
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