O Que é o Xadrez Escolar?
A idéia básica de se levar o xadrez às escolas reside no fato de ele ser um esporte pedagógico, auxiliando no desenvolvimento das demais disciplinas curriculares. Quem não precisa, por exemplo, adquirir uma boa memória para guardar acontecimentos e datas quando está em uma aula de história? Qual de nós não tem necessidade de ter precisão nos cálculos matemáticos? Sem contar que o xadrez oferece um ambiente ímpar para desenvolvermos nossa criatividade, além de ser um excelente meio de recreação e de formação do caráter dos jovens.
Neste particular, o Xadrez é uma atividade primordial por excelência, não só por atender às características de desporto, estimulando, entre outros, o espírito competitivo e auto-confiança, como adequando-se às exigências da educação moderna.
O Xadrez Como Disciplina Escolar
Segundo estudos, o aprendizado e a prática do xadrez desenvolvem várias habilidades como atenção, concentração, julgamento, planejamento, imaginação, antecipação, memória, vontade de vencer, paciência, autocontrole, espírito de decisão e coragem, lógica matemática, raciocínio analítico e sintético, criatividade, inteligência, organização metódica do estudo e o interesse pelas línguas estrangeiras.
Entretanto, o imenso mérito do xadrez é que ele responde a uma das preocupações fundamentais do ensino moderno: dar a possibilidade de cada aluno progredir segundo seu próprio ritmo, valorizando assim a motivação pessoal do escolar.
Observando-se grupos de crianças jogando xadrez constata-se que os progressos atingidos nestas etapas seguem ritmos bem diferentes, o que permite perceber a importância de se aplicar uma pedagogia de níveis, em lugar de uma pedagogia orientada para classes da mesma idade.
Experiências realizadas em diversos países demonstram que o xadrez, quando utilizado como terapia ocupacional, contribui para a reinserção familiar e social de crianças, adolescentes e mesmo adultos infratores ou em liberdade assistida. Além disso, ao ser introduzido nas classes de baixo rendimento escolar, elo auxilia no desenvolvimento do sentimento de autoconfiança, visto que apresenta uma situação na qual os alunos têm a oportunidade de descobrir uma atividade em que podem se destacar e paralelamente progredir em outras disciplinas acadêmicas.
Xadrez como Suporte Pedagógico a Outras Disciplinas
Trabalhos em psicopedagogia demonstram que o xadrez é um precioso coadjuvante escolar, e até psicológico. Assim, pode-se utilizar inicialmente a motivação quase espontânea do aluno em relação ao xadrez visando a provocar ou facilitar a sua compreensão em outras disciplinas. Em uma segunda etapa, extrapola-se o universo artificial criado pelas regras do jogo como modelo de estudos de situações concretas. Isto pode aplicar-se a todos os campos do conhecimento - à história, à sociologia, ao direito e à literatura, entre outros - e sobretudo à matemática e à pedagogia.
No que concerne à matemática, podemos afirmar que o xadrez é um dispositivo eficaz para a aprendizagem da aritmética (noções de troca, valor comparado das peças, controle de casas, enquanto exemplos de operações numéricas elementares), da álgebra (cálculo do índice de desempenho dos jogadores, que é assimilável a um sistema de equações com "n" incógnitas) e da geometria (o movimento das peças é uma introdução às noções de verticalidade, de horizontalidade, a representação do tabuleiro é estabelecida como um sistema cartesiano).
As aplicações xadrez-matemática são bastante vastas e não são necessariamente de nível elementar, já que elas podem concernir: a análise combinatória e o cálculo de probabilidades; a estatística; a informática e a teoria dos jogos de estratégia.
As Características do Xadrez e Suas Implicações Educativas
Características do xadrez | Implicações nos aspectos educacionais e de formação do caráter |
Concentração | Desenvolvimento do autocontrole psico-físico |
Fornecer um número de movimentos num determinado tempo | Avaliação da hierarquia do problema e a locação do tempo disponível |
Movimentar peças após exaustiva análise de lances seguintes | Desenvolvimento da capacidade para pensamento abrangente e profundo |
Encontrado um lance, a procura de outro melhor | Empenho no progresso contínuo |
Direcionar a uma conclusão brilhante uma posição aparentemente sem possibilidades (combinação) | Criatividade e imaginação |
O resultado indica quem tinha o melhor plano | Respeito à opinião do interlocutor |
Entre várias possibilidades, escolher uma única, sem ajuda externa | Capacidade para o processo de tomar decisões com autonomia |
Um movimento deve ser conseqüência lógica do anterior devendo apresentar o seguinte. | Capacidade para o pensamento e execução lógicos , auto-consistência e fluidez de raciocínio. |
http://www.compuland.com.br/cxp/escolas.htm
0 comentários:
Postar um comentário