Jogo de xadrez como instrumento de ensino
Um dos jogos mais antigos e populares do mundo, o xadrez pode ser aproveitado em vários aspectos pedagógicos. A partir dele, é possível estimular o desenvolvimento de habilidades cognitivas, como: atenção, disciplina, memória, concentração, raciocínio lógico, inteligência e imaginação.
Objetivos
• Desenvolver cálculos matemáticos através dos movimentos das peças no tabuleiro;
• Reforçar a capacidade de cálculo, concentração, responsabilidade e tomada de decisão;
• Além do aprendizado do esporte, criar condições para o desenvolvimento, a interação e o sentido de grupo;
• Criar um momento lúdico e ao mesmo tempo aprender desenvolvendo o raciocínio lógico;
• Identificar as peças e seus movimentos, valores relativos, regulamento do jogo e notações utilizadas;
• Utilizar-se das respectivas regras que regem o xadrez como forma de regulamento de conduta do aluno dentro e fora da sala de aula;
• Identificar as figuras geométricas traçadas com o deslocamento das peças.
Resultados atingidos
Após a realização do projeto, adolescentes e jovens iniciaram sua participação em torneios de xadrez em âmbito municipal e estadual, destacando-se, e inclusive recebendo premiações pelo mérito de colocação nos campeonatos.
Na escola foi possível perceber que houve melhora no desempenho dos alunos, bem como uma maior integração entre eles. Também foi possível identificar que a experiência do diálogo entre as disciplinas de Educação Física, Matemática e Física contribui para o aumento da responsabilidade e do interesse dos alunos pelas aulas, assim como sua atuação como cidadãos, para além do espaço escolar.
O projeto, iniciado em 2006, até hoje continua sendo realizado na escola, e o interesse e número de participantes é cada ano maior.
Bibliografia sugerida
• Xadrez na escola: uma abordagem didática para principiantes, de Sylvio Rezende, editora Ciência Moderna.
• Aprender com jogos e Situações-Problema, de Lino de Macedo, Ana Lúcia S. Petty e Norimar C. Passos, editora Artmed.
Os livros podem ser encontrados em livrarias e sites de vendas.
Um dos jogos mais antigos e populares do mundo, o xadrez pode ser aproveitado em vários aspectos pedagógicos. A partir dele, é possível estimular o desenvolvimento de habilidades cognitivas, como: atenção, disciplina, memória, concentração, raciocínio lógico, inteligência e imaginação.
Objetivos
• Desenvolver cálculos matemáticos através dos movimentos das peças no tabuleiro;
• Reforçar a capacidade de cálculo, concentração, responsabilidade e tomada de decisão;
• Além do aprendizado do esporte, criar condições para o desenvolvimento, a interação e o sentido de grupo;
• Criar um momento lúdico e ao mesmo tempo aprender desenvolvendo o raciocínio lógico;
• Identificar as peças e seus movimentos, valores relativos, regulamento do jogo e notações utilizadas;
• Utilizar-se das respectivas regras que regem o xadrez como forma de regulamento de conduta do aluno dentro e fora da sala de aula;
• Identificar as figuras geométricas traçadas com o deslocamento das peças.
Resultados atingidos
Após a realização do projeto, adolescentes e jovens iniciaram sua participação em torneios de xadrez em âmbito municipal e estadual, destacando-se, e inclusive recebendo premiações pelo mérito de colocação nos campeonatos.
Na escola foi possível perceber que houve melhora no desempenho dos alunos, bem como uma maior integração entre eles. Também foi possível identificar que a experiência do diálogo entre as disciplinas de Educação Física, Matemática e Física contribui para o aumento da responsabilidade e do interesse dos alunos pelas aulas, assim como sua atuação como cidadãos, para além do espaço escolar.
O projeto, iniciado em 2006, até hoje continua sendo realizado na escola, e o interesse e número de participantes é cada ano maior.
Bibliografia sugerida
• Xadrez na escola: uma abordagem didática para principiantes, de Sylvio Rezende, editora Ciência Moderna.
• Aprender com jogos e Situações-Problema, de Lino de Macedo, Ana Lúcia S. Petty e Norimar C. Passos, editora Artmed.
Os livros podem ser encontrados em livrarias e sites de vendas.
Ficha técnica
Local de realização: Escola Estadual de Ensino Médio Alberto Wienke, Canguçu, RS.
Componentes curriculares envolvidos: Física, Matemática e Educação Física.
Equipe envolvida: direção, professores de Matemática, Física e Educação Física, coordenação pedagógica e orientação educacional.
Público atendido: 40 alunos de diferentes séries do Ensino Médio.
Duração: ao longo do ano letivo.
Carga horária para realização: cinco horas semanais.
Recursos materiais: são utilizados dois jogos de xadrez oficiais e dez confeccionados em lâminas de borracha EVA pelos próprios estudantes.
Avaliação: ao término do projeto é avaliado o desempenho dos alunos, bem como as habilidades e competências desenvolvidas.
Luís Fernando Feijó das Neves,
professor na Escola Estadual de EnsinoMédio Alberto Wienke, Canguçu, RS.
Endereço eletrônico: albertowienke@yahoo.com.br
Projeto Pedagógico publicado na edição nº 394, jornal Mundo Jovem, março de 2009, página 21.
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