A FRUTA DO MOMENTO
Açaí na mamadeira
Só as lanchonetes e os quiosques do Rio de Janeiro vendem todo mês quase 200 toneladas da polpa do açaí. É a cidade em que a fruta faz mais sucesso fora do Norte. Mas nem se compara a Belém, no Pará, onde o consumo da polpa chega a ser 2,3 vezes maior do que o de leite. Aliás, os paraenses costumam oferecer açaí na mamadeira aos seus filhos. "É por isso que é raro a gente encontrar criança anêmica por aqui", diz a dona de casa Maria Augusta de Oliveira. Engana-se, nesse sentido, porque a fruta não contém tanto ferro quanto ela e muitos consumidores fiéis imaginam.
Bastante gordura
"Acho que a associação acontece por causa da cor, conferida por um pigmento tão forte que chega a tingir temporariamente as fezes e a urina", explica a nutricionista Carla Monteiro de Lima, de São Paulo. "Mas, sem dúvida, o açaí na tigela equivale a uma boa refeição. Trata-se de um prato rico em minerais, vitaminas - especialmente a B1 e a B2 - e cálcio, muito cálcio." Por isso mesmo, é indicado a mulheres com tendência à osteoporose que não tenham problemas com a balança. "Afinal, o açaí contém também muitas gorduras. E calorias."
Rico conteúdo
O que você encontra em100 gramas de polpa diluída, como é vendida congelada: cerca de 248 calorias 9 gramas de gordura 110 miligramas de cálcio apenas 9,3 miligramas de ferro
A tigela no Norte...
A receita preferida dos nortistas é servir a polpa pura ou muito pouco diluída na tigela, com açúcar a gosto. No final, o toque especial do Pará é polvilhar esse caldo grosso com bastante farinha de tapioca. Preparada dessa maneira, a porção tem nada menos do que 1 500 calorias.
...e no Sul
A frutinha virou moda nas academias do país inteiro em outra versão: 200 gramas de polpa são bem diluídos e misturados com 1/2 xícara de granola, 1 colher de sopa de mel, 1 colher de sopa de xarope de guaraná e 1 banana média. Esse coquetel tem cerca de 900 calorias.
Data Edição: 02/06/2005Fonte: Toda Fruta http://www.todafruta.com.br |
0 comentários:
Postar um comentário