DE QUEM É O PROBLEMA?
O sistema está lento...
O sistema saiu do ar...
Meu computador não responde...
O problema é do sistema...
Você já pronunciou ou foi “vítima” de uma dessas frases? A resposta provavelmente é SIM!
Um “software”, “sistema de RH” ou simplesmente “sistema”, é palpável para o usuário final, quando este utiliza suas telas, relatórios e consultas, para apoiar suas rotinas de trabalho (admissão, férias, folha de pagamento, avaliação de desempenho, etc.). Então, se a tela não responde e a rotina de trabalho não pode ser executada, a culpa pelo atraso é do sistema de RH. Certo?
A resposta é “talvez”. Por que “talvez”? Vamos fazer uma comparação com um programa de TV a cabo que você está assistindo em seus momentos de lazer (imagino futebol para um grupo de pessoas e novela para outro grupo de pessoas). No momento do pênalti ou de descobrir quem é o assassino, a imagem e o som saem do ar !!!
De quem é a culpa? Pode ser da falta de energia elétrica na sua residência, pode ser um defeito no aparelho de TV, pode ser um mau funcionamento do decodificador que recebe as imagens da TV a cabo, pode ser um problema nos cabos de transmissão, pode ser um problema na geração da imagem pela empresa de TV a cabo, ou ainda, algumas dessas “tragédias” combinadas.
Repare que rapidamente você recebe informações ou “dicas” da origem do problema. Apagaram-se todas as luzes da casa..., outros canais funcionam..., o canal avisa que “estamos com problema na geração de imagens...”, etc. A partir dessas informações você aciona os meios corretos para a correção do problema ou espera e “xinga muito”. Você também sabe que não adianta reclamar com a empresa de TV a cabo, se o problema é de falta de energia elétrica, ou que não adianta reclamar com o canal de TV que você estava assistindo, se o problema é com a empresa de TV a cabo (falha no decodificador ou cabos de transmissão), etc.
Do mesmo modo que ver TV é uma atividade simples, mas fazer a imagem chegar a sua casa é complexo e envolve várias partes distintas, um “sistema de RH” também pode ser simples de ser utilizado, mas certamente requer um alto grau de complexidade e várias partes envolvidas para fazer a “tela responder”. No mínimo, estarão envolvidos o fornecedor do software de RH, a rede da sua empresa que permite que o software possa ser utilizado por várias pessoas ao mesmo tempo, o computador da sua mesa (e todos os demais softwares que estão nele), os computadores que centralizam as comunicações entre todos (servidores), o fornecedor do banco de dados que armazena as informações do sistema e se você estiver utilizando a internet, também dependerá do fornecedor de acesso a internet.
Da mesma forma que no caso do programa de TV, você procura o caminho mais certo para fazer sua reclamação (e assim obtém respostas mais rápidas para resolver seus problemas), é muito importante, que no caso dos sistemas que você utiliza no seu dia a dia de trabalho, você também procure identificar sinais e obter informações sobre a origem do problema que fez com que “o sistema ficasse lento...”.
Você não precisa e nem deve ser um “entendido em informática”, mas saber o caminho certo para resolver um problema, ajuda muito em todas as situações de nossas vidas.
*Gestor de Marketing da ARTE
http://www.arteinfo.com.br/ acessado em 06.09.2009
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