terça-feira, 13 de março de 2012

PDE Identificação e Primeiros Passos

 
Identificação

Tela inicial
  • Nesta primeira tela, o Grupo de Trabalho pode visualizar em que estágio se encontra o Plano de Desenvolvimento da sua escola.
  • Também é possível visualizar o tempo transcorrido desde o início do plano e quantos dias faltam ou já passaram para concluir cada etapa.
  • Depois de localizar o seu plano, o GT deve informar o que deseja fazer: INICIAR, CONTINUAR ou VISUALIZAR o plano.


Diretor
  • O(A) diretor(a) pode conferir os seus dados e atualizar o e-mail e telefone de contato.

Escola
  • Aqui surgem informações do Censo Escolar do ano anterior e, nesta tela, só podem ser atualizados o endereço da escola, telefone e e-mail, mas eles não modificam o Censo Escolar, servem apenas para o PDE Interativo.
  • Também é possível georreferenciar a escola, ou seja, indicar numa foto aérea, onde se localiza a escola no município, mas esta etapa não é obrigatória.

Galeria de Fotos
  • A escola pode exibir fotos que ajudarão o MEC a conhecer melhor a escola.
  • Não utilize arquivos muito grandes (superiores a 300Kb) e observe a quantidade máxima/ mínima de fotos permitida.
 
 
Primeiros Passos


Passo 1
  • Consiste na formação do Grupo de Trabalho (GT), devendo a escola responder “Sim” ou “Não” para a pergunta sobre a criação do GT. Se responder “Não”, não conseguirá avançar, pois este passo é fundamental para assegurar a participação da comunidade escolar. Se responder “Sim”, o sistema solicita que sejam cadastrados os nomes e contatos dos membros do GT.
  • Na lista de membros, o nome do(a) diretor(a) surge automaticamente, mas é obrigatório inserir pelo menos mais um membro, pois não existe um Grupo de um membro só.
  • Depois de cadastrar os membros do GT, é obrigatório inserir uma ata ou registro de criação desse Grupo. Pode ser um texto, uma imagem ou qualquer tipo de documento eletrônico (preferencialmente com tamanho inferior a 300Kb).


Passo 2
  • Consiste em responder se o(a) Coordenador(a) do PDE Escola foi designado. Se “Sim”, deve-se selecionar o nome na lista de membros do GT que aparece na tela. Se “Não”, deve-se elege-lo(a), caso contrário, também não será possível avançar para as próximas telas.
  • Recomenda-se que o(a) coordenador(a) não seja o(a) diretor(a), que já acumula várias atribuições.
  • Se desejar saber mais sobre as atribuições do Coordenador do PDE Escola, acione o link “Clique aqui” nas orientações.


Passo 3
  • O último passo é ainda mais simples e consiste apenas em conhecer os membros e contatos do Comitê de Análise e Aprovação, responsável pelo PDE Escola na sua Secretaria de Educação.
  • Caso tenha alguma dúvida ou problema com cadastro ou elaboração do plano, consulte um dos membros do Comitê de Análise e Aprovação do PDE Escola na Secretaria de Educação.

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