1.1 - IDEB
- Leia as orientações e saiba o que é o IDEB.
- Analise calmamente o IDEB da escola e compare-o com o do Brasil, do Estado e do município. Debate sobre esses resultados.
- Responda às perguntas ao lado do gráfico. Se o sistema não exibir
pelo menos dois resultados do IDEB para comparação, responda “Não” à
primeira pergunta.
- Se há evidências de que atingirá a meta do IDEB, descreva
sinteticamente as evidências ou porque chegou a essa conclusão. Se não
houver evidências, esta questão aparecerá como possível problema na
síntese desta dimensão.
- Em todas as telas, o GT pode apenas “Salvar” as informações já
respondidas e sair do sistema, ou pode “Salvar e continuar”, sendo
direcionado para a próxima tela.
1.2 - Taxas de rendimento
- Reflita sobre as taxas de aprovação, reprovação e abandono da
escola. Converse com a equipe, analise bem os resultados dos últimos
anos, compare-os com as taxas do Brasil, Estado e município.
- Responda às perguntas.
1.3 - Prova Brasil
- Leia as Orientações e entenda melhor o que é a Prova Brasil.
- Analise o resultado da sua escola na Prova Brasil e discuta e debata
sobre o que influenciou os resultados de Língua Portuguesa e Matemática
na sua escola.
- Responda às perguntas ao lado do gráfico. Se o sistema não exibir
pelo menos dois resultados da Prova Brasil para comparação, responda
“Não” à primeira pergunta.
- Fique atento às datas da Prova Brasil, que é aplicada a cada dois anos.
Síntese Dimensão 1
- O sistema relaciona todos os problemas identificados nas telas anteriores.
- Todos os problemas são importantes, mas o GT deve debater e
selecionar apenas os mais críticos, ou seja, aqueles estão sob a gestão
direta da escola e que comprometem os processos de ensino e
aprendizagem.
- O número máximo de problemas críticos é informado na coluna
“Problemas críticos” e, geralmente, corresponde a 30% do total de
problemas identificados.
- Clique em “Incluir projeto” se houver projetos já desenvolvidos pela escola que podem minimizar esses problemas.
- Clique em “Incluir programa” se já existir algum programa do MEC ou
da sua Secretaria de Educação destinado a minimizar os problemas desta
Dimensão.
- Ao responder que a escola “gostaria de participar” de algum programa
do MEC, isto não significa que o Ministério irá automaticamente incluir
a escola neste programa, mas ajudará as equipes do Ministério a
identificarem quais as escolas que desejam participar e por que.
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