terça-feira, 3 de maio de 2011

Coletividade na Forma Democrática

Um olhar para a Gestão Democrática

A manutenção de canais abertos com a comunidade também é valorizada tanto para o estabelecimento de metas claras e objetivas quanto para o planejamento e a realização das ações, tanto na Representação de Ensino de Colorado quanto nas unidades escolares sobre a sua jurisdição.

Isto posto, algumas vezes esse compartilhamento de objetivos e responsabilidades se dá por vias formais, por meio do Conselho de Professores, conforme Regimento Interno de cada Uex. Mas ocorre também de maneira informal, pela presença constante e cotidiana da gestão nas escolas, para acompanhamento do desempenho de cada uma delas. Em ambos os casos, os participantes ressaltam a postura de escuta atenta, orientação e colaboração da Representação de Ensino (REN) - Secretaria Estadual de Educação (SEDUC), sempre visando garantir a aprendizagem.

Os profissionais da educação que estão em constante formação salientam que a capacidade de ouvir, tanto do gestor escolar quanto da equipe técnica da secretaria. Assim sendo, a equipe técnica da REN-SEDUC por sua vez, presta suporte e acompanhamento sistemático do planejamento, da avaliação e do monitoramento das metas estabelecidas em cada escola, numa relação de confiança e autonomia.

A relação de parceria entre família e escola na busca de soluções para o desafio de melhorar a aprendizagem na rede se deu de forma satisfatória com a condução democrática das políticas de educação que também é reconhecida pelas Associações de Pais e Professores (APPS), tanto na forte atuação dos parceiros envolvidos quanto na participação das famílias na vida escolar.

As escolas da rede estadual coloradense mantêm as portas abertas para a comunidade. Atividades culturais, esportivas e de lazer, além de oficinas e palestras educativas, são oferecidas nos fins de semana possibilidades e abertura para pessoas e entidades da comunidade possuam realizar seus eventos no espaço físico das mesmas, a procura tem sido atendida conforme as suas peculiaridades.

Neste contexto, os apoios de uma equipe escolares baseado na gestão democrática e impulsionados por um trabalho coletivo nas escolas em prol da garantia da aprendizagem potencializam resultados de equidade e qualidade de ensino. Por que “Grupo é grupo.” E quando as equipes se unem de formas integradas quem ganha é o aluno, e se fizermos um esforço conjunto para melhorar a educação estaremos no caminho certo _ rumo a um futuro bem mais promissor_ diante da realidade de cada clientela atendida nas instituições de ensino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário