MIDIAS PARA EDUCADORES E FORMADORES

La vida que voa!!!

CASAS

Todavia, o Altíssimo não habita em casas feitas por homens. Como diz o profeta: Atos 7:48

Mario Sena
Quando vemos uma instituição apegar-se a uma tradição criada por eles mesmos para se outorgarem os representantes de Deus na Terra e a suntuosa edificação onde fica sua sede, me pergunto, se algum dia eles leram realmente a Bíblia? E o que ela diz ser à vontade e os mandamentos de Deus? E a proposito esta mesma pergunta serve para certos lideres de igrejas ditas como sendo protestantes ou evangélicas. Que infelizmente está indo pelo mesmo caminho de Roma. Construindo templos como se Deus se agradasse deles: O céu é o meu trono, e a terra, o estrado dos meus pés. Que espécie de casa vocês me edificarão? Diz o Senhor, ou onde seria meu lugar de descanso? Atos 7:49.
Chega serem patéticas as explicações e justificativas para tais construções, pois somente pobres criaturas desprovidas de discernimento espiritual poderia achar que Deus necessita de alguma coisa feita por homens: Não foram as minhas mãos que fizeram todas estas coisas? ’"Povo rebelde, obstinado de coração e de ouvidos! Vocês são iguais aos seus antepassados: sempre resistem ao Espírito Santo! Atos 7:50-51.
O templo que Deus quer que sejam edificados será em todas quantas pessoas aceitarem a Jesus Cristo. E o local para isso é no coração do homem redimido dos pecados; é aonde Espirito Santo faz morada: Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de si mesmos?1 Coríntios 6:19.
Meus queridos (as) cada vez que leio a bíblia, fica, mas evidente o porquê de tantas bobagens que os homens insistem em praticar. E cada vez mais me convenço, que estes insistentes erros não podem ser sem “querer”. Afinal como podemos crer que homens que se dizem conhecedores da palavra de Deus, digam que creem em Deus em Jesus Cristo e no Espirito Santo, mas, só querem tudo que as promessas possam oferecer, contanto, que não tenham que obedece-lo! Apesar de todas as passagens e textos completos que mostra, qual é a vontade de Deus:
Quem faz a vontade de Deus, este é meu irmão, minha irmã e minha mãe. Marcos 3:35
"Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor, Senhor’, entrará no Reino dos céus, mas apenas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus. Mateus 7:21
O mundo e a sua cobiça passam, mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre. 1 João 2:17
Nele fomos também escolhidos, tendo sido predestinados conforme o plano daquele que faz todas as coisas segundo o propósito da sua vontade, Efésios 1:11
Sabemos que Deus não ouve a pecadores, mas ouve ao homem que o teme e pratica a sua vontade. João 9:31.
Mas para minha felicidade; Tenho vivenciado nos últimos dias, uma gratificante visível e crescente vontade do povo em querer crer somente no que está escrito na Bíblia e no que de fato seja a vontade de Deus.
Tive experiências que me alegraram muito, ao ver que pessoas de diversas camadas da sociedade, com quem tive oportunidade de conversar. Estão espontaneamente rompendo com tradições e inúteis ensinamentos de homens; e não somente isso. Estão buscando as respostas para suas duvidas através da leitura da bíblia: Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, 2 Timóteo 3:16.
Chego a dizer que o que pude vivenciar, me fez sentir uma alegria sem fim, pude comprovar que ainda resta uma grande esperança de que ainda veremos o dia, e que não tardará, das escamas caírem dos olhos de muitos que estão começando a perceber que há algo errado para que não os incentivem que leiam a Bíblia. Pois há muito tempo já dizia o Senhor: Eu o instruirei e o ensinarei no caminho que você deve seguir; eu o aconselharei e cuidarei de você. Salmos 32:8.
E Ele cumpriu através de Seu Filho Jesus Cristo. Uma vez que temos no evangelho a verdadeira fonte de ensinamento e da vontade de Deus. Este é o momento das pessoas se libertarem do jugo e tradições de homens. Sejam eles de que construção seja! Todo aquele que desobedecer a um desses mandamentos, ainda que dos menores, e ensinar os outros a fazerem o mesmo, será chamado menor no Reino dos céus; mas todo aquele que praticar e ensinar estes mandamentos serão chamados grandes no Reino dos céus. Mateus 5:19.
Posso até dizer que fui alegremente surpreendido ao ver pessoas que assim como eu, passaram por vários caminhos tentando achar o verdadeiro Deus. Demonstrando a sua imensa alegria de poderem dizer que: Agora eu sou de Jesus! Diante de tanta fé, não pude conter a minha alegria, cheguei a imaginar como estaria então no céu. - Eu lhes digo que, da mesma forma, haverá mais alegria no céu por um pecador que se arrepende do que por noventa e nove justos que não precisam arrepender-se. Lucas 15:7. Porque meus queridos (as), são através de depoimentos de pessoas como aquelas que estavam em um hospital referência para tratamento de Câncer. Que vemos a verdadeira conversão e arrependimento dos pecados; ainda que estando acometidas desta maligna doença todos, sem exceção entendiam e  glorificavam a Jesus Cristo por tê-los salvos para a vida eterna.
O Texto de Atos dos Apóstolos que utilizo nesta postagem são mais do que adequados (Glória a Deus que me fez perceber isto) Pois como já disse, eu não faço esboço do que escrevo e nem sequer escolho com antecedência os versículos e somente após já ter iniciado o relato, que dei conta da profundidade da mensagem. E estes falam exatamente do jovem Estêvão; que foi o primeiro a morrer por amor do evangelho:  Ouvindo isso, ficavam furiosos e rangiam os dentes contra ele.
Mas Estêvão, cheio do Espírito Santo, levantou os olhos para o céu e viu a glória de Deus, e Jesus de pé, à direita de Deus, e disse: "Vejo o céu aberto e o Filho do homem de pé, à direita de Deus".
Mas eles taparam os ouvidos e, gritando bem alto, lançaram-se todos juntos contra ele,arrastaram-no para fora da cidade e começaram a apedreja-lo. As testemunhas deixaram seus mantos aos pés de um jovem chamado Saulo.
Enquanto apedrejavam Estêvão, este orava: "Senhor Jesus, recebe o meu espírito".
Então caiu de joelhos e bradou: "Senhor, não os consideres culpados deste pecado". E, dizendo isso, adormeceu. Atos 7:54-60.
E confesso a vocês que não era minha intenção mencionar estas experiências que estou tendo desde o dia 09/04/2012. Quando pela primeira vez entrei no Hospital Aristides Maltês, talvez o hospital mas bem preparado para o tratamento de todas as formas de câncer. E, portanto, recebedor de pessoas oriundas de pelos menos das classes que representam a maioria dos brasileiros. Confesso envergonhado, que não fazia ideia da malignidade física que esta doença provoca nas pessoas acometidas. Sugiro inclusive, que a titulo de poderem entender a fragilidade e a inutilidade da nossa vaidade como pessoas, gente, ser humano; que bastaria umas poucas horas no setor de triagem e/ou atendimento deste hospital e em todos outros com os mesmo fins no Brasil e no mundo. Para que vissem o quão insignificante é cultuar apenas esta '”capa de carne” que está sobre espíritos sedentos de encontrarem a saída para a Luz que está em Jesus Cristo.
Vi naquelas pessoas motivo para me entristecer e ao mesmo tempo me alegrar. E sabe por quê? Porque foram estas mesmas pessoas para quem eu aproveitava para falar de Jesus Cristo. Que me mostraram como verdadeiramente o meu Senhor é tudo o que eu nunca duvidei que fosse: O único capaz de manifestar a sua luz e a esperança no meio de um local onde vemos nitidamente as trevas tenta se estabelecer.
 Estando agora sendo iluminado pela manifestação de nosso Salvador, Cristo Jesus. Ele tornou inoperante a morte e trouxe à luz a vida e a imortalidade por meio do evangelho. 2 Timóteo 1:10. Foi de emocionar ouvir os relatos de fé e esperança de pessoas já diagnosticadas, mais que se uniam pela dor do outro; para dar-lhes palavras do evangelho de Cristo e alegra-las pelas suas próprias situações.
 Vi a coragem que só os Filhos de Deus têm para dizer a Satanás, que não aceitam a sua enfermidade, pois criam que Jesus Cristo já os haviam libertado da dor e do sofrimento: Ele mesmo levou em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, a fim de que morrêssemos para os pecados e vivêssemos para a justiça; por suas feridas vocês foram curados. 1 Pedro 2:24.
Ouvi pessoas fazendo planos para o futuro, ainda que contados em dias. Vi pessoas com menos dor aliviando a que tinha mais, vi o que Jesus Cristo certamente via quando olhava para nós cheios de pecados, mais ainda podendo ser verdadeiros seres humanos. Que não vê somente pela aparência, ou só é amigo dos que lhes dão algo em troca. Hoje estive novamente naquele hospital, pois não fui até lá apenas para tomar conhecimento do que narrei para vocês. Estou indo até este hospital para acompanhar minha mãe de 86 anos que foi acometida desta infame doença. Mas, que ao mesmo tempo em que ela passa por esta momentânea provação, nos dá a oportunidade de experimentarmos o efeito do verdadeiro amor de Deus. O amor Ágape que dá sem esperar nada em troca.
Meus queridos (as), Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e sempre. Ele ainda que nos curar, libertar e salvar. O que ocorre é que o amor dos homens é que tem se esfriado: Devido ao aumento da maldade, o amor de muitos esfriará, Mateus 24:12. Mas enquanto houver pessoas como todas que a maioria nem sequer sabemos os nomes umas das outras, pois o que importa é que Jesus Cristo seja glorificado. Jesus ainda cura todos aqueles que forem até Ele. Eu assim creio, minha mãe e todas aquelas pessoas também.
Que vieram para ouvi-lo e serem curadas de suas doenças. Os que eram perturbados por espíritos imundos ficaram curados, Lucas 6:18
Os espíritos imundos saíam de muitos, dando gritos, e muitos paralíticos e mancos foram curados. Atos 8:7
Afluíam também multidões das cidades próximas a Jerusalém, trazendo seus doentes e os que eram atormentados por espíritos imundos; e todos eram curados. Atos 5:16
Tendo acontecido isso, os outros doentes da ilha vieram e foram curados. Atos 28:9
Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros para serem curados. A oração de um justo é poderosa e eficaz. Tiago 5:16
Indignado porque Jesus havia curado no sábado, o dirigente da sinagoga disse ao povo: "Há seis dias em que se deve trabalhar. Venham para ser curados nesses dias, e não no sábado". Lucas 13:14
Suplicavam-lhe que apenas pudessem tocar na borda do seu manto; e todos os que nele tocaram foram curados. Mateus 14:36
Então poderemos viver tudo o quanto Jesus prometeu que poderíamos e de fato podemos: Pegarão em serpentes; e, se beberem algum veneno mortal, não lhes fará mal nenhum; imporão as mãos sobre os doentes, e estes ficarão curados. Marcos 16:18.
Ao único Deus, nosso Salvador seja glória, majestade, poder e autoridade, mediante Jesus Cristo, nosso Senhor, antes de todos os tempos, agora e para todo o sempre! Amém. Judas 1:25.
Ainda que esteja aparentemente perdido! Deem Glória a Deus. E verás que: Filhinhos, vocês são de Deus e os venceram, porque aquele que está em vocês é maior do que aquele que está no mundo. 1 João 4:4.
E todos serão curados em Nome de Jesus Cristo de Nazaré o Filho de Deus.
http://msenaidepregar.blogspot.com.br/2012/04/todavia-o-altissimo-nao-habita-em-casas.html

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Conto: O Principe Encantado

CONTOS POPULARES ALEMTEJANOS

(recolhidos da Tradição oral)
LXI - "O principe encantado"
Por A. Thomaz Pires Elvas


O principe encantado

"Era d'uma vez três irmas que sahiram da sua terra; mas na terra para onde foram havia o costume de cada pessoa fazer o seu fato, e ellas não sabiam costurar; queriam dar os seus vestidos a fazer e não havia quem tomasse conta d'elles, e decidiram por fim ir morar para outra terra.
No caminho foram ter a uma estalagem e perguntaram se havia algum quarto para ellas.
A estalajadeira disse que não, que tinha tudo cheio; mas, se quizessem, havia na frente umas casas para onde podiam ir, mas que apparecia lá um medo.
Ellas disseram:
- Não tem duvida. E foram.

E á noite disseram as duas mais mocas: Vamo-nos a deitar. E disse a mais velha: Vão vocês, que eu ainda fico.
E ficou; estava quasi a escabeçar com somno e: ouviu dizer: Eu cáio, ou não cáio? E assim que ouviu isto foi-se a fugir e metteu-se na cama com as duas irmans.
Na outra noite ficou a do meio. Aconteceu-lhe o mesmo
E na noite do outro dia ficou a mais moça.
Quando ouviu dizer: Eu caio, ou não cáio? respondeu: Pois cae para ahi.
E pela chaminé abaixo cahiu um mólho de chaves.
E ella disse: - Chaves? N'algumas fechaduras hão de servir.
E foi abrindo portas e mais portas d'aquella casa, até que chegou a uma casa onde havia uma cisterna, e sahiu d'ella um preto, que disse:
- Foste muito valente! E's capaz de fazer outra coisa?
- Então o que é?
- E' montares-te nas minhas costas e irmos por essa cisterna abaixo.
- Pois vamos.

Foram-se cisterna abaixo e lá ao fundo chegaram a um palacio; entraram, mas a rapariga não viu ninguem, em nenhuma das salas, e nos outros dias tambem ninguem viu, senão o preto.
E todas as noites, antes de se deitar, tinha á cabeceira da cama um copo de doce, que comia, e dormia-se logo a somno solto.
Um dia disse ao preto que tinha saudades das suas irmans e que ia vêl-as.
O preto não queria, mas ella tanto teimou, que conseguiu.
E diz-lhe agora o preto: "Ha de ser com uma condição: hade-se demorar só tres dias e ao fim de tres dias hade ouvir tres assobios, ao primeiro assobio hade-se despedir de suas irmans, ao segundo hade estar á porta da casa da cisterna e ao terceiro havemos de vir cisterna abaixo".
Ella assim o prometteu. Veiu ás costas do preto, cisterna acima, e foi ter com as irmãs.
Muita festa para a festa, e contou tudo, tudo, quanto lhe tinha succedido.
Diz-lhe agora a irmã mais velha: "Olha, quando te fores, não comas o doce que te põem á cabeceira da cama, não te durmas e põe-te á espera".
Ao fim dos tres dias soaram os tres assobios e aqui vem ella para o palacio ás costas do preto.
N'essa noite foi-se deitar, mas não comeu o doce e esperou, fazendo-se dormida.
Passado algum tempo sentiu chegar uma pessoa e metter-se na cama d'ella.
Deixou-se estar, mas depois accendeu uma véla para ver quem era.
Era um principe, e toda a tremer, deixou cahir um pingo da véla na cabeça do pzincipe, que estava a dormir.
Acordou o principe e disse:
"Mesmo agora me encantaste; e transformou-se n'um passarinho e fugiu."

Ella ficou toda atarantada.
Ao depois, a uma das janellas do quarto do rei d'aquella terra apparecia todos os dias um passarinho a cantar assim:
"Se elrei soubesse
Que eu era filho d'elle
Sopinhas de mel
Me dava a comer."

Os criados tanta vez ouvirem isto, que foram dizel-o á rainha.
Um dia a rainha escondeu se debaixo da cama do rei e esperou o passarinho.
Veiu elle e cantou:
Se el-rei soubesse
Que eu era filho d'elle,
Sopinhas de mel
Me dava a comer.

"Se elrei soubesse
Que eu era filho d'elle
Sopinhas de mel
Me dava a comer."

E diz ella:
"Não o sabe o rei,
Mas sabe-o a rainha;
Anda cá, meu filho,
Que te faço as sopinhas"


(Bolachas com mel - Sopinhas de mel!!!)
receitasdaromy.blogspot.com
Veiu o passarinho; a rainha mandou vir sopinhas de mel, e ao comel-as quebrou-se o encanto ao passarinho e transformou-se no principe.
Houve grandes festas no palacio e o principe foi buscar a rapariga com quem dormiu tantas noites e casou com ella.
Conto acabado, dinheiro ganhado.
(Elvas).
A THOMAZ PIRES.

------------------------------------

Ver Tb. por exemplo em: bagosdeuva.blogspot.com/2008_04_01_archive.html
Proverbios & Dictos
DXXV
Queres? se diz aos doentes.

DXXVI
Quem tem bocca não manda assoblar.

DXXVII
Quem não tem bocca é que falla.

DXXVIII
Quem mexe no mel sempre lambe.

DXXIX
Agua não quebra osso.

DXXX
A cada canto um espirito santo.

DXXXI
Aldeia-cadeia.

DXXXII
P'ra quem não gosta ha de sobra.

DXXXIII
Pé velhaco não precisa sapato.

DXXXIV
Perna feia não precisa meia.

DXXXV
Primeiro nós, depois vós.

DXXXVI
Primeiro falta a bocca do que a sopa.

DXXXVII
Por bem fazer, mal haver.

DXXXIX
P'ra pouca saude, mais vale nenhuma.

DXL
Se não fosse a bota cortava-lhe a perna.

DXLI
São carnaduras - umas moles, outras duras.

DXLII
Levantar mais cedo para dizer a missa mais tarde.

(Da Tradição oral de Serpa)
M. Dias Nunes


In Tradição II vol. Anno VI, Nº 2, Serpa, Fevereiro de 1904, Volume VI, pp. 28 a 31 (série de 4 contos)
[Digitalizado por joraga (em finais de 2009), (para AA Cultural, Almada), procurando manter a grafia registada na época.]

Aprender

Ficar pra sempre, eis a questão?

Perdas: Um bem ou um mal?

"Não se lamente pelas perdas. Elas são necessárias para voltar a se encontrar..."
                                                           .:: Richard Bach 

A principio, antes de escrever o post de hoje queria agradecer todas as visitas e comentários que venho recebendo. São motivos de fortalecer a minha esperança e a minha vontade em sempre tentar passar algo de bom para as pessoas. Só peço desculpa pela falta de postagens. Toda segunda estou tentando vir aqui e enfim, vamos ao texto..

Bem, quando se ouve a palavra "perda" pensa-se em uma causa ruim, pois o ser humano não está acostumado a ficar sem determinadas coisas/pessoas em sua vida. Em todo caso, a perda existe e é natural à todas as pessoas. Acontece em diversos patamares, podendo ser a mais simples quanto a mais complexa possível.

Na maioria das vezes, a perda é visto como algo ruim. Pode-se tratar de um morte, de um término de relacionamento, uma briga e roubo (em casos de matérias). É uma coisa natural na vida das pessoas e acompanha em todos os momentos, em todos os aspectos. É sempre preciso abrir mão de algumas coisas para ganhar outras. O ponto principal da perda é que, quanto menos pareça, é sempre uma experiência. Uma experiência que fortalece as pessoas e as deixa menos vulneráveis a diversas coisas que podem acontecer em suas vidas.




Algumas vezes, poderemos ainda chorar e sentir a falta, mas estamos iniciando uma fase de recuperação, onde se dá a elaboração do luto e do trauma da perda, através de sua aceitação e adaptação à nova realidade. Recuperamos a estabilidade, a energia, a esperança e a capacidade para ter prazer e investir na vida, restabelecendo um estado de saúde. Passamos a aceitar a realidade como algo imutável, sabendo que nada será como antes. Nesse momento, é  então possível perceber que a perda sofrida nos trouxe um ganho, algo que aprendemos, algo que conquistamos e que nos fortalece de algum modo. Aquilo que, antes, a dor não nos permitia perceber, agora, pela aceitação da realidade e do que não temos mais, torna-se verdade: Toda perda traz um ganho. Perdas e ganhos são faces companheiras da mesma moeda da vida. 

E por fim, o importante é dar valor antes de perder. O que temos hoje, podemos não ter amanhã. Nossa vida é muito incerta, por isso devemos aprender, compreender e sempre dar valor. Não deixe a vida passar, seja você mesmo. Faça sua parte, não deixe com que tudo seja em vão.

VIVER OU EXISTIR

Existir ou viver? 

Pedro Menuchelli
 

"A verdadeira felicidade consiste,
não no conhecimento de boas coisas,
e sim numa vida feliz. Não em compreender,
mas, em viver compreensivamente. Também
não é uma grande erudição, mas a boa vontade
que une os homens a Deus
."
                                      (Cornelius Agrippa)
 
 


Ainda desconheço um pouco o motivo que está me fazendo pensar sobre tal comparação, porém, uma boa parte do que escrevo aqui percebo que não é preciso tanta explicação, até porque sentimentos e estados emocionais não são descritos em apenas algumas entrelinhas de um texto em um blog.

Rotineiramente, é fácil você perceber uma pessoa reclamando da vida. É claro, isso é normal. Antes de nascer, não tivemos como escolher se queríamos vir ou não e mesmo se pudessemos, não faria tanta diferença assim, até porque ninguém conseguiria explicar totalmente a versão da nossa vida, de como seria e o que seria mudado a partir de então. A maior questão que deixo, por fim, é o fato da existência ou do viver. Existir.. todo mundo existe. Todo mundo está aqui vivo, e interage no meio da forma que bem entende e como quer. O problema não é esse, mas sim parar por aí. Viver vai mais além disso.


Viver é saber dar valor aos momentos e aproveitar o máximo cada um deles. Dar valor à sentimentos, pessoas e não se preocupar com opiniões alheias, porque você sabe MUITO bem quem é, de verdade. Então, viva. Faça, vá, chore.. ame! Só que viva verdadeiramente. Mentir não é uma forma de viver, mas sim uma maneira de esconder o que realmente tem dentro de você...

ps: Um texto um pouco diferente. Estou tentando me adaptar a algumas ideias e pensamentos que venho tendo. Espero que possa ser de importância a todas as pessoas que me seguem e que compartilham comigo sentimentos, experiências e conhecimento. Muito obrigado a todos vocês!

Destino & Será ou não será possibilidades

Como será o amanhã?

Cada um de nós tem destino a cumprir? ou é o acaso o responsável pelo curso de nossas vidas? responda quem puder...

 
No dia 11 de julho de 1973 o Boeing 707, voo RG-820, que decolou do aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, com destino a Londres fez pouso forçado em um campo de cebolas próximo a Orly, na França. Um incêndio no toalete espalhou fumaça tóxica por toda aeronave. E antes de aterrisar, 122 dos 123 passageiros já haviam morrido sufocados e o único sobrevivente foi Ricardo Trajano, um jovem engenheiro de 21 anos. “Quando avistei a fumaça, não continuei sentado, como permaneceram todos os outros. Fui para frente, até a porta da cabine. Percebi que morreria. Toda minha vida passou em segundos.” 
 
O rapaz foi retirado do avião, pelos bombeiros, desmaiado e com as costas queimadas porque o teto desabou em chamas sobre ele. Ficou 52 dias no hospital em Paris e mais 28 na Beneficência Portuguesa, no Rio de Janeiro.  Ricardo Trajano está com 60 anos, é empresário, casado e pai de duas filhas. Divide a vida em antes e depois do acidente e não tem dúvida: está no crédito há 39 anos. “Fui premiado com a sorte de poder viver o segundo tempo da vida. Acredito que haja algo muito além de nossos pensamentos, alguma força divina que nos orienta. Se isto tem o nome de destino, acredito, e muito!” 
 
Não é para menos. Ser o único sobrevivente entre 123 pessoas é no mínimo intrigante, e deixa no ar a pergunta: existe a hora para cada coisa da vida? Se sim, quem a determina? Que tipo de acontecimento é este que mata 122, mas salva uma única pessoa? Há quem, como o psicólogo e praticante do budismo tibetano Salim Zaidan, acredite que casos como o de Ricardo Trajano expliquem-se por uma relação de causa e efeito na qual o destino está atrelado. “Esta pessoa criou a condição de se salvar naquele acidente. Existimos desde tempos imemoriais e quando causa e circunstância juntam-se, o carma manifesta-se. Ele tinha a circunstância, mas não a causa. Então, seu destino era sobreviver”, explica Zaidan. 
 
O especialista em psicologia transpessoal Louis Bulamarqui, autor do livro Flua – Pare de brigar com você e traga de volta seu alinhamento, acredita que as escolhas irão influenciar os destinos e que quanto mais as pessoas estão desconectadas de si, maior é a necessidade de depender de alguém que lhe aponte o destino. Também não crê no fator sorte e sim no campo que as pessoas criam para as coisas acontecerem ou não. “O Universo conspira a favor. Aquilo em que se acredita muito e está no coração tende a acontecer. A sorte tem este viés.”
 
Sorte. Esta palavra está associada também à noção de destino – vamos usar esta palavra, ok? – do farmacêutico e professor Antônio Carlos Freitas Júnior, 29 anos. Ao formar-se resolveu vir para Belo Horizonte em busca de melhores oportunidades de trabalho. Comentou com a amiga. Ela, por sua vez, trabalha com cinema e recusa-se a entrar no ônibus com fones de ouvido porque grava as conversas para usar como referências para roteiros. Numa dessas gravações ouviu que precisavam de um professor de farmácia. Não deu outra: falou para Freitas Júnior. Ele enviou seu currículo e desde então exerce a atividade. “Trabalho lá há um ano e amo ser professor, apesar de nunca ter pensado que poderia ser um. Acredito no acaso, no poder das coincidências e na sincronicidade. Mas não creio em destino. Acho que não há nada traçado.”

Antônio Carlos Freitas Júnior com a amiga: ela  ouviu que precisavam de professor e ele foi contratado
Antônio Carlos Freitas Júnior com a amiga: ela ouviu que precisavam de professor e ele foi contratado
Destino. Concebido como sucessão inevitável de acontecimentos do qual não se pode escapar, essa palavrinha pode significar que tudo vai dar certo ou, bem o contrário, vai pelo ralo! A mitologia grega já tratava do assunto por meio das Moiras, irmãs que determinavam destinos de deuses e humanos por meio da chamada Roda da Fortuna. A roda era o tear que utilizavam e o fio que se posicionava no topo da engrenagem determinava o período mais afortunado da vida, e o que estava embaixo, os maus momentos. Assim, sucediam-se a boa ou má sorte. E até a morte, quando o fio era cortado por elas.
 
Fio da existência preservado, a situação privilegiada de Trajano pode ser compreendida, de acordo com o matemático Dilcione Nonato, pelo conceito de probabilidade. Segundo ele, ao se fazer uma retrospectiva em relação a acidentes de avião, por exemplo, vai-se constatar que de tantos em tantos desastres haverá um número x de sobreviventes. “Forma-se a média histórica. Aqui, entra também o acaso, evento raro que não ocorre comumente, como acertar na mega-sena. O acaso é também uma medida matemática”, explica Nonato. De acordo com ele não há destino; e sim probabilidade e acaso. E, se não há destino, não há como prevê-lo. Seja para cumprir ou escapar dele. “Só é possível prever grandezas determinísticas e não situações.”
 
Porém, no século 21, a ideia de destino ainda é bastante forte e há quem trabalhe com ela e faça previsões. Dulce Campolina é engenheira e psicóloga. Mas o que exerce é a atividade de astróloga, há 26 anos, por meio do cálculo do mapa astral. Para ela, o destino existe, pois as pessoas não escolhem a própria vida porque nascem cercadas por um contexto. “Mas a noção de destino é desvirtuada quando se imagina que basta sentar na cadeira e esperar. As pessoas não estão amarradas a ele, têm que batalhar para aproveitar o que a vida oferece”,  afirma a astróloga. Dulce diz que o mapa é cálculo harmônico e preciso que traz uma programação, aponta potenciais e dificuldades que podem existir. “Se a pessoa tem as condições e ambiente propício, pode ser mais fácil corresponder ao destino. Se não, há que fazer esforço extra”, assinala. Dulce avalia que conhecer o destino é a melhor maneira de administrá-lo. “Como disse Ptolomeu: ao sabermos da chegada do inverno, nos preparamos para ele.” 
Vitor Belfort  com Joana Prado: “Não há como não acreditar no destino”
Vitor Belfort com Joana Prado: “Não há como não acreditar no destino”
A apresentadora Joana Prado e o lutador Vitor Belfort se conheceram no Brasil, nos anos 90. Ela estava no auge como a bela personagem Feiticeira e ele já era famoso como lutador profissional e campeão de MMA. Já haviam ficado, como se diz popularmente, algumas vezes; participaram juntos do reality show Casa dos Artistas, mas, até então, nada muito além. Passando férias em Los Angeles com uma amiga, a moça estava com passagem marcada para regressar ao Brasil, mas resolveu estender o passeio e foi ao aeroporto remarcar a passagem. Era o ano de 1999 e naquele dia e hora Belfort estava voltando do Japão e pisando no mesmo aeroporto, o quinto mais movimentado do mundo e, na época, recebia cerca de 55 milhões de passageiros por ano. “Nossa, encontrá-lo aqui!” Foi o que pensou Joana. “Nos aproximamos e passamos o restante dos dias juntos, ele me pediu em namoro em Los Angeles. Terminamos uma época, reatamos em 2001 e estamos casados há nove anos. Tenho certeza que nosso encontro foi traçado por Deus, que me colocou ali no mesmo horário que o Vitor”, afirma Joana.
 
Sim, ela acredita em destino e o mesmo pensa Vitor Belfort. “Não há como não acreditar. E é traçado por Deus, que tem um plano para nós. Mas dentro disso podemos escolher o que quisermos. Mas Ele é onipotente e já sabe até o que vamos escolher. O meu está sendo traçado e oro para Deus fechar as portas que não são as dele”, acredita Belfort. Para ele, Deus nunca traçaria para ninguém um destino ruim. “As coisas acontecem; a chuva cai para o justo e para o injusto. O acaso é parte de vida.”
 
Talvez seja a não garantia – a não ser a da própria morte – acerca de tudo na existência que faça o homem pensar tanto no destino seja como algo que garante a boa sorte, o acaso favorável ou não, ao bem ou mal, ao que pode ser previsto. De acordo com o professor de filosofia Olimpio Pimenta, autor de Razão e Conhecimento em Descartes e Nietzsche, as pessoas creem no destino porque são assombradas pela responsabilidade de serem livres e não terem a quem delegar decisões. “No entanto, a filosofia reconhece a existência do mistério e uma das formas de interpretá-lo é por meio da religião”, pontua Pimenta. 
 
Geraldo Chamone, 57, é espírita, umbandista e tarólogo. Ele fala que sente a energia da consulente, suas amarguras, alegrias, e quando ela corta a lâmina do tarô, as necessidades irão aparecer ali. Chamone irá interpretá-las. Ele próprio é um predestinado e ao mesmo tempo intérprete do destino alheio. Explico. Contou que frequenta o centro espírita desde os 12 anos, quando começou a sofrer o que chama de obsessões. Daí pra frente a vida, fala ele, foi dedicar-se ao desenvolvimento espiritual. Ele explica que Deus dá o destino e dele fazemos o que queremos usando o livre arbítrio. “Mas, ao mudá-lo, assumimos a responsabilidade pelas consequências da alteração.”
"A noção de destino é desvirtuada quando se imagina que basta sentar e esperar” Dulce Campolina
O que é destino 
Concebido e entendido como sucessão inevitável de acontecimentos regidos por algo superior. Seria o condutor da vida e pode estar relacionado à boa sorte e má sorte. A introdução do elemento sorte pressupõe a ideia de alteração do destino 
 
Sorte
quase sinônimo de destino, o imaginário popular relaciona a sorte com o cotidiano e interfere na conduta de quem acredita nela. Em algumas culturas a sorte pode ser adquirida por meio de amuletos como trevo de quatro folhas 
ou ferraduras de cavalos  
 
Acaso
Pode ter sentidos variados. Pode ser algo que acontece sem objetivo ou finalidade; algo que acontece sem ser consequência de nada passado; algo que acontece sem ser explicado por nenhuma relação com coisas simultâneas ou precedentes  
 
Probabilidade
A probabilidade de um acontecimento é frequência relativa esperada deste acontecimento. É uma tentativa de quantificar a noção de provável. A probabilidade de alguém ganhar na mega-sena, por exemplo, com uma única cartela de seis números é de 0,000002% 
 
Destinada a sobreviver
No dia 14 de julho, em Botucatu (SP), a motociclista Edicléia Baron Golpian sentiu um incômodo em seu pescoço. Como estava de cachecol, apenas cortou a mão ao tentar livrar-se do que constatou ser uma linha de pipa com cerol. Esse tipo de incidente costuma ser fatal e levar à morte, mas o pano ao redor de seu pescoço salvou-a. Os bombeiros que a socorreram disseram que a jovem nasceu de novo
 

LISTA DE LIVROS PREFERIDOS

Livro Ilustrado de Lingua Brasileira de Sinais Autor: Márcia Honora / Mary Lopes E.Frizanco Editora: Ciranda Cultural A Casa da Árvore Encantada Autor: Pat Hegarty Editora: Ciranda Cultural O Grande livro do Amor Autor: Trace Moroney Editora: Ciranda Cultural Os mais Belos Contos de Grimm Autor(a): Gustavo Mazali / Poly Bernatene Editora: Ciranda Cultural Categoria: Infantil Olhe Mais Perto - Criaturas do Mar Autor(a): Sue Malyan Editora: Ciranda Cultural Categoria: Enciclopédias Minha Primeira Biblioteca Histórias Bíblicas Autor: A.D. Borrill Editora: Ciranda Cultural Categoria: Bíblicos Editora: Ciranda Cultural Quincas Borba Autor: Machado de Assis Categoria: Literatura O Mulato Autor: Aluísio Azevedo Categoria: Literatura Marília de Dirceu Autor: Tomaz Antônio Gonzaga ategoria: Literatura Lira dos Vinte Anos Autor: Álvares de Azevedo Categoria: Literatura

Linda Mensagem de Perdão

Powered By Blogger
Powered By Blogger

Lista de Filmes

O CAÇADOR DE PIPAS, KELVIM VERSUS KELVIM,NELL,LIBERDADE ELECANDO FILMES SOB A TERRA ( Filmes que trazem catástrofes que poderão ocorrer com a nossa terra) 10,5 – O DIA EM QUE A TERRA NÃO AGUENTOU, 2012 – O DIA DO JUÍZO FINAL, ARMAGEDON, DIAS DE DESTRUIÇÃO, FIM DOS DIAS, LONDRES, METEORO O DIA DO JUÍZO FINAL, O DIA DEPOIS DE AMANHÃ, O DIA DA DESTRUIÇÃO, PARIS 2010, TEMPESTADE, TERREMOTO, TSUNAMI.


PROVÉRBIOS

A terra atrai tanto que os velhos andam curvados.
(Provérbio armênio)
Melhor bem enforcado do que mal casado.
(Provérbio alemão)
Se alguém está tão cansado que não possa te dar um sorriso, deixa-lhe o teu.
(Provérbio chinês)
Só se pode juntar as mãos quando estas estão vazias.
(Provérbio Tibetano)
Começar já é metade de toda ação.
(Provérbio grego)
As lágrimas dos bons caem por terra, mas vão para o céu, para o seio da divindade. (Provérbio chinês)
Há três coisas que nunca voltam atrás: a flecha lançada, a palavra pronunciada e a oportunidade perdida.
(Provérbio chinês)

Oceano - Mares - Rios

Oceano - Mares - Rios

  ©Template designer by Ana by anA.